quinta-feira, 26 de março de 2020

"Cassiopeia" de Joana Ferraz [Opinião]


Cassiopeia é o romance de estreia de Joana Ferraz, autora que venceu, em 2011, o concurso Novos Talentos Fnac, com o conto Maria, uma Breve História.

Fui de imediato atraída pela capa, que acho incrível e que me envolveu no seu magnetismo, levando-me a querer descobrir a sinopse desta história.

Cassiopeia é uma jovem mulher de 30 anos que está em coma induzido depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio. Enquanto está no hospital, consciente de tudo o que se passa à sua volta, vai vagueando pelo labirinto da memória, dando-nos a conhecer diversos episódios da sua vida.

O livro segue a ordem cronológica dos 129 dias que Cassiopeia passa em coma, embora os episódios de cada capítulo não sejam relatados de forma linear. Ela partilha episódios da sua adolescência rebelde, dos primeiros amores, da separação dos pais, das suas aventuras e segredos de família que pareciam enterrados no passado.

Tanto vagueia pelas memórias passadas como por momentos do presente, nomeadamente procedimentos médicos e visitas que recebe na enfermaria.

[Fotografia da minha autoria]

É um livro um bocadinho estranho no início, pois parece ter uma narrativa sem linha condutora, mas a verdade é que me prendeu desde as primeiras páginas. Na minha opinião, está muito bem estruturado. Pode ser um livro confuso para alguns leitores mas a memória também o é.
Achei-o envolvente e com uma pitada de mistério, levando-me a desejar, por um lado, ler devagar para desfrutar ao máximo da leitura e, por outro, ler tudo de uma vez para descobrir o que acontece no final a esta personagem.

Cassiopeia está em coma. Será que vai conseguir acordar?

Achei a escrita da Joana Ferraz uma autêntica lufada de ar fresco. A escrita é muito bonita, revelando alguma maturidade e sem ser excessivamente formal, adequando-se na perfeição a esta história, toda ela contada na primeira pessoa. Estava mesmo a precisar de ler algo assim refrescante e ainda melhor vindo de uma autora portuguesa.

Simpatizei com Cassiopeia desde as primeiras páginas, não por estar em coma e sentir pena dela, mas pela sua voz. É sincera e crua, relatando a sua vida sem censura.

Um dos últimos capítulos traz uma revelação que abala todo o mundo da nossa personagem e que me deixou de coração apertado. Acredito que interpretei bem o final mas gostava mesmo de poder conversar com outros leitores acerca deste livro.

Cassiopeia é uma leitura mais que recomendada. Leiam, experimentem, conheçam o trabalho desta autora! Eu cá ficarei a aguardar novos romances da Joana Ferraz.

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me oferecido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!