terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Top Ten Tuesday | Leituras para o Inverno


O Inverno chega amanhã e decidi dedicar o tema desta semana à minha lista de leituras para o Inverno. Embora no início torcesse o nariz às listas, agora sinto que me ajudam a organizar as leituras.

Vamos ver os resultados das listas anteriores:
Primavera de 2016: 4/10 livros lidos
Verão de 2016: 5/10 livros lidos

Da lista do Outono consegui ler 7 dos 10 livros planeados, o que foi um resultado melhor e que me deixou bastante satisfeita.

Aqui fica então a lista de livros para ler no Inverno, que inclui alguns livros novos e outros que já constavam da lista anterior.

1. Os Aromas do Amor (Dorothy Koomson)

2. O Crime do Vencedor (Marie Rutkoski)

3. Inês (Maria João Fialho Gouveia)


4. O Crente (Joakim Zander) 

5. Morte em Palco (Caroline Graham)


6. Claraboia (José Saramago)

7. Sedução Intensa (Lisa Kleypas)

8. Ameaça Global (Joel C. Rosenberg)


9. Na Pista de um Rapto (Harlan Coben)

10. Scarlet (Marissa Meyer)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Os motivos]


Há alguns dias enviei para a Silvana mais um livro no âmbito deste nosso projeto. Será o último de 2016!

Aqui está o livro escolhido:


Motivos da minha escolha:

  • O motivo principal foi querer um livro pequeno, que coubesse no envelope, e que a Silvana pudesse ler facilmente nos últimos dias de dezembro. Penso que não é uma leitura penosa e que cumprirá bem o seu propósito.

Espero que tenhas gostado da surpresa e desejo-te uma boa leitura!

domingo, 18 de dezembro de 2016

Postais pelo Mundo | Coreia do Sul (1) e Alemanha (14)

Hoje tenho uma dupla de postais oficiais para vos mostrar. Não são natalícios, mas são igualmente interessantes.

O primeiro é esta bela ilustração de um gatinho e veio da Coreia do Sul, sendo o primeiro postal que recebo deste país. A ilustração intitula-se After Breakfast e é da autoria do artista Andrei Arinouchkine.


O segundo postal veio da Alemanha e representa uma obra do pintor e poeta Carl Spitzweg (1808-1885). Esta obra foi pintada em 1850 e pode ser encontrada no Museu Georg Schäfer, na Alemanha.

 

sábado, 17 de dezembro de 2016

Passatempo Especial - 1000 Publicações

Olá a todos!
O blog está prestes a atingir o marco especial das 1000 publicações, e achei que seria muito bom comemorar com um passatempo. Afinal, não é todos os dias que se atingem os 1000 posts no blog.

Vou oferecer o livro Cartas por um Sonho, da autora Ángeles Doñate. Podem ler a minha opinião aqui.


O que têm de fazer para se habilitarem a ganhar este livro?

Será um passatempo diferente do habitual. Vocês terão de adivinhar em que dia vai ser publicado o post número 1000.

Neste momento, tenho 958 posts publicados, portanto já não falta muito.

Vamos às regras?

- O passatempo termina quando faltarem 3 publicações para as 1000, ou seja, quando chegar às 997.
- Cada pessoa pode participar uma vez por dia com um palpite diferente. O palpite deve incluir o dia e o mês (p. ex. 17 de dezembro).
- Se várias pessoas acertarem no dia correto, será feito um sorteio através do Random.
- Se ninguém acertar no dia correto, ganhará a pessoa que se aproximar mais da data correta.
- O vencedor será publicado no blog e contactado por e-mail, tendo 48h para responder, indicando a morada para envio do prémio.
- São aceites publicações de Portugal Continental e Ilhas.
- O envio do prémio ficará a meu cargo (não me responsabilizo por extravios nos CTT).

Atenção: Dado que as publicações no blog são feitas por mim, ao longo do passatempo não vou consultar as vossas participações, de forma a manter-me imparcial.

Vamos aos palpites?


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"Casamento em Veneza" de Elizabeth Adler [Opinião]


Este livro revelou-se uma boa surpresa e foi-me emprestado exatamente quando eu precisava de uma história mais leve, após algumas leituras mais demoradas.

Já tinha lido Verão na Riviera e adoro a forma como a autora conjuga mistério, romance e destinos de sonho.

Casamento em Veneza passa-se em Xangai, Paris e Veneza e transporta-nos para uma história verdadeiramente intrigante. Locais excelentes com descrições que nos fazem desejar entrar de imediato num avião e explorar o mundo.

As personagens são misteriosas e nem sempre são aquilo que parecem. Adorei a Lily e o Sam. Quanto à Precious, achei-a, por vezes, com atitudes um pouco imaturas. Achei-a demasiado ingénua por se deixar levar tão depressa pela paixão avassaladora, e imprudente, quando sabia estar em perigo e, mesmo assim, ia meter-se na boca do lobo.

A narrativa está bem estruturada e o livro tem imensa ação e cativa o leitor. Embora muitos aspetos do mistério sejam óbvios e previsíveis, a ação decorre a um ritmo acelerado, levando o leitor a querer ler sempre mais.
Pareceu-me que, neste livro, a parte policial ganha um bocadinho mais de destaque, tornando-se num thriller leve e cativante.

É um livro que aconselho aos leitores que precisem de uma história mais descontraída, apenas para relaxar durante algumas horas. Sabe sempre bem ler algo mais suave e tenciono dar atenção a outros livros da autora!

Classificação: 3/5 estrelas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Palavras Sentidas


"Se tiver maus pensamentos, sente-se mal; se se sentir mal, vai agir mal; se agir mal, vai sentir-se mal; e este ciclo não pára."

O Meu Nome É...
Alastair Campbell

domingo, 11 de dezembro de 2016

Postais pelo Mundo | Bielorrússia (4)

A saga dos postais de Natal continua com este exemplar fofinho vindo da Bielorrússia. Uma imagem que alude ao Natal e ao inverno gelado e divertido! Gostei!


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

[Maratona Literária] Maratona de Natal | Plano de Leitura


Dentro de duas horas tem início a Maratona de Natal, promovida pelo autor do blog No Conforto dos Livros.

Assim, a maratona inicia-se às 00h00 do dia 10 de dezembro e prolongar-se-à até às 23h59 do dia 26 de dezembro.

Já preparei os livros para as categorias individuais e são eles que, por enquanto, formam o meu plano de leitura.

Aqui estão as minhas escolhas:

1. Livro que te faz sentir desconfortável (número de páginas, género não habitual,…)
 

Faz-me sentir desconfortável pois não costumo ler livros de terror e definitivamente nunca li nada sobre exorcismos. Será uma estreia total!
 
2. Uma continuação de outro livro
 

Este é o segundo volume da série de Marie Rutkoski e estou curiosa por saber como prossegue a história de Kestrel e Arin.
 
3. Livro que te faz pensar no Natal


Este pareceu-me o livro ideal para ler agora na época natalícia e acredito que será também uma leitura mais ligeira que poderei iniciar caso as outras avancem devagar.

Desejo boas leituras a todos os participantes!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

"A Nona Vida de Louis Drax" de Liz Jensen [Opinião]


A sinopse deste livro é extremamente interessante e foi a única coisa que li antes de iniciar a sua leitura. Não tinha expectativas, mas também não sabia muito bem o que esperar deste livro.

Louis Drax é um menino de 9 anos, muito dado a acidentes. Sofreu pelo menos um acidente ou doença em cada ano da sua curta vida, mas sobrevive sempre como o gato que cai sobre as quatro patas.
Por altura do seu nono aniversário, durante um piquenique familiar, Louis cai de uma falésia e afoga-se num rio, ficando num estado de coma profundo de onde poderá não regressar.

Este romance é contado a duas vozes: a do Louis, através do seu subconsciente, e a de Pascal Dannachet, o neurologista que cuida do menino.

Inicialmente o livro não estava a conseguir cativar-me, até o achei aborrecido em algumas partes mas, após alguma insistência, entrei finalmente na história e só queria saber o que aconteceu verdadeiramente ao Louis.

Tal como referi, não sabia o que esperar deste livro e ele acabou por mostrar-se algo bem diferente do que eu tinha imaginado. A certa altura, tornou-se bastante empolgante com o desenrolar de uma investigação policial e com novas pistas a surgir.

O final foi bastante perturbador e cruel, embora tenha deixado também uma pontinha de esperança. Apesar dos meus sentimentos contraditórios, acabei por gostar bastante e gostaria de ter oportunidade de conhecer outras obras da autora.

Classificação: 3/5 estrelas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Palavras Sentidas


"- Sabe o que se diz quando um homem e uma mulher se apaixonam?
- Não.
- A mulher tem sempre esperança de o conseguir mudar. O homem espera sempre que ela nunca mude."

Quero-te Morta
Peter James

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Top Ten Tuesday | Novos autores lidos em 2016


O tema de hoje é o mesmo que respondi no ano passado, contudo, é um tópico interessante para responder todos os anos.

Assim, esta semana somos convidados a eleger um Top Ten de novos autores favoritos que lemos pela primeira vez em 2016. Até ao momento, li 25 novos autores e apresento-vos de seguida os 10 de que mais gostei, sem uma ordem em particular.

1. Elle Kennedy                              2. Jill Alexander Essbaum


3. Marissa Meyer                              4. Chris Cleave


5. Blake Crouch                              6. Jane Austen


7. Colleen Hoover                              8. Alastair Campbell


9. Heather Gudenkauf                              10. Marie Rutkoski


domingo, 4 de dezembro de 2016

Postais pelo Mundo | Rússia (10)

Este postal da Rússia chegou à minha caixa do correio em setembro. Pareceu-me um bocadinho cedo para receber postais natalícios mas, como não controlo o que recebo, todos são bem-vindos.
Decidi publicá-lo apenas este mês, em que o blog entra no espírito de Natal.
A imagem perdeu qualidade com a digitalização, mas o postal é bonitinho, não acham?


sábado, 3 de dezembro de 2016

"Matéria Escura" de Blake Crouch [Opinião]


"Se existem mundos infinitos, como encontro aquele que é única e especificamente meu?"

Este livro foi-me enviado de surpresa pela editora Suma de Letras (Grupo Editorial Penguim Random House) e agradeço desde já este mimo e a oportunidade que me deram de me estrear com o autor Blake Crouch.

Muitos de vocês já devem estar familiarizados com a obra mais conhecida deste autor: refiro-me à série Wayward Pines, que, não só vendeu mais de um milhão de exemplares, como também deu origem a uma série de sucesso do canal Fox.

Lembro-me de ter começado a ver a série quando estreeou, mas ao fim de três episódios não me sentia nada cativada e acabei por desistir. Talvez naquela altura andasse cansada e sem paciência para uma série deste género.

Matéria Escura foi, assim, a minha verdadeira estreia com este autor. A sinopse é cativante e dá-nos algumas pistas do que poderemos encontrar neste livro, contudo, a história revelou-se muito diferente daquilo que eu imaginava e acabou por ultrapassar grandemente as minhas expectativas. Se tivesse de caracterizar este livro em apenas uma frase, diria que foi diferente de tudo o que eu já li.

A história inicia-se com o nosso protagonista, Jason Dessen, a ser raptado por um sequestrador disfarçado. Quando acorda, encontra-se numa maca, rodeado de estranhos que lhe sorriem e lhe dizem: "Bem-vindo de volta, Jason!".
É num estado de grande confusão que Jason começa a perceber que aquele não é o seu mundo. A sua mulher não é sua mulher, o seu filho nunca nasceu e ele próprio não é um professor numa faculdade medíocre, mas sim um génio reconhecido que foi capaz de algo notável.
O que se passou então? Estará Jason a viver um sonho? Será este mundo real? E, principalmente, o que poderá fazer para voltar para a família que ama?

A escrita do autor é bastante simples, com muitos diálogos, frases pequenas e bastantes parágrafos, o que até resultou muito bem, pois oferece dinamismo e ação à história. Não há partes exageradamente descritivas e o suspense está sempre presente.

O que torna este livro mesmo diferenciador é a ideia base e a forma com a narrativa foi construída e explorada. Matéria Escura é um livro sobre escolhas, decisões e caminhos não escolhidos. É um livro que nos permite verdadeiramente refletir acerca da nossa vida e se estamos realmente felizes com os caminhos que escolhemos. Como seria a nossa vida se tivéssemos tomado decisões diferentes? E se tivéssemos oportunidade de viver escolhas que nunca fizemos mas que desejaríamos ter feito?

Sem querer revelar muitos pormenores, este livro retrata a possibilidade da existência de mundos infinitos, de realidades alternativas. Não é no sentido de viagens no tempo, dado que não existe uma máquina que transporta o protagonista para outro mundo, mas baseia-se em conceitos e teorias científicas reais. Pode parecer estranho no início, mas o autor explica tudo muito bem e dá-nos imagens fáceis de imaginar.

Podia continuar a escrever acerca deste livro, que ainda hoje, mesmo duas semanas depois de ter terminado a sua leitura, continua a vir-me ao pensamento e a provocar-me imensas questões. Depois de ler um livro como este, é inevitável não analisarmos a nossa vida e todas as decisões que tomamos.

Se apreciam ficção científica, universos paralelos, não percam mais tempo e leiam este livro! Se, pelo contrário, não apreciam muito o tema, continuo a achar que vale mesmo a pena darem uma oportunidade ao autor. Eu fiquei abismada com a sua criatividade e completamente rendida! Tenciono dar uma nova oportunidade à série Wayward Pines e ficar atenta a novas obras que sejam publicadas no futuro.

Classificação: 5/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Livro Recebido]


Na semana passada recebi mais um livro da Silvana, no âmbito deste nosso projeto que continua de vento em popa. Pelo envelope, percebi que o livro não seria muito volumoso.

E aqui está ele:


Foi uma boa surpresa e acho que será muito agradável pegar numa leitura mais leve e descontraída, pelo que conheço dos livros de Elizabeth Adler.

Obrigada Silvana! Vou tentar iniciar a leitura em breve.
Se quiserem, passem no blog dela para lerem as razões de me ter enviado este livro.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Troca de Postais de Natal 2016


Olá a todos!
Sejam bem-vindos à iniciativa que preparei para o Natal de 2016: uma Troca de Postais de Natal.

Quem acompanha o meu blog, sabe que tenho um gosto especial pelo Postcrossing, um projeto de troca de postais com pessoas de todo o mundo.

De forma a dinamizar um pouco o blog na época natalícia que se avizinha, pensei que seria interessante colocar pessoas a trocarem postais entre si. Não seria bom ir à caixa do correio e encontrar um postal bonito com algumas palavras carinhosas dirigidas a nós? Certamente que esse momento seria capaz de alegrar o nosso dia!

Trocar postais é também uma forma de comunicar "à moda antiga", numa altura em que as tecnologias e a comunicação virtual são indispensáveis na nossa vida.

Foi assim que surgiu esta ideia!
Com esta iniciativa, pretendo juntar um grupo de pessoas que queiram enviar um postal de Natal a alguém e, por sua vez, receberem também um postal surpresa.

Quem pode participar?
Qualquer pessoa, quer seja blogger ou não, desde que mostre interesse pela iniciativa.
Contudo, se decidirem participar, têm de se comprometer a enviar o vosso postal. O objetivo é que todos enviem e todos recebam.

Que tipo de postais posso enviar?
Um postal ao vosso gosto, quer seja daqueles de duas folhas de enviar dentro de um envelope, ou dos que têm frente e verso e que normalmente se enviam sem envelope.
Apenas têm de ser postais referentes ao tema Natal.

Quantos postais posso enviar?
Podes enviar 1, 2 ou 3 postais, consoante a tua disponibilidade. O número de postais que enviares será igual ao número de postais que receberás, ou seja:
- Quem enviar 1 postal, receberá 1 postal;
- Quem enviar 2 postais, receberá 2 postais;
- Quem enviar 3 postais, receberá 3 postais.

Como me posso inscrever?
Apenas preciso que preencham o formulário abaixo, com os dados pedidos: nome, e-mail, morada e número de postais que queres enviar/receber.
Os vossos dados ficam salvaguardados e só serão usados no âmbito desta iniciativa.

Datas importantes:
1 a 13 de dezembro: período de inscrições;
14 e 15 de dezembro: os participantes serão contactados por e-mail e receberão as moradas para onde deverão enviar o(s) seu(s) postal(ais);
Até dia 21 de dezembro: todos deverão enviar o(s) seu(s) postal(ais), de forma a que sejam recebidos antes do Natal.

Outras informações:
- Poderão encontrar a lista de participantes, sempre atualizada, na página "Troca de Postais de Natal" mesmo abaixo do cabeçalho do blog.
- Deverão também informar-me de quando enviarem e receberem o(s) vosso(s) postal(ais), de forma a que eu possa manter a lista atualizada.
- Estejam à vontade para partilhar fotografias dos postais recebidos; podem enviá-las para o meu e-mail ou partilhar na página acima mencionada para que todos os participantes possam ver.

- Podem divulgar esta iniciativa nos vossos blogues, facebook ou outras redes sociais, usando a imagem acima. Tragam os vossos amigos para esta troca de postais!

Fico à espera das vossas inscrições!
Vamos encher as caixas de correio este Natal!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!