terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Livro do Mês: Janeiro

Estamos no fim do primeiro mês do ano e chegou o momento do habitual balanço de leituras. Em janeiro li 3 livros completos e ainda consegui iniciar um quarto livro.
Relativamente aos géneros, li um thriller, um policial e um romance histórico e, no geral, foram leituras bastante agradáveis.

O livro que vou eleger foi o que me acompanhou durante mais tempo e que me proporcionou uma leitura maravilhosa. Aqui está ele:

LIVRO DO MÊS

domingo, 29 de janeiro de 2017

Postais pelo Mundo | Estados Unidos da América (9) e República Checa (1)

Aqui estão mais dois postais oficiais que recebi recentemente.

O primeiro veio dos Estados Unidos e apresenta uma fotografia do rio Selway, situado no Estado do Idaho.


O segundo postal é bastante amoroso e foi o primeiro que recebi da República Checa. O pássaro que se vê no postal é um chapim-azul, que permanece no seu habitat durante o inverno. Devido à falta de insetos, tem de se contentar com grãos e sementes.


sábado, 28 de janeiro de 2017

"Lucrécia Bórgia: A Princesa do Vaticano" de C. W. Gortner [Divulgação]

Título original: The Vatican Princess: A Novel of Lucrezia Borgia
Autor: C. W. Gortner
Edição: 2017
Editora: Topseller
Páginas: 448 páginas
PVP: 21,98€

C. W. Gortner revela-nos a história fascinante de uma das mais poderosas famílias do Renascimento, que dominou a política e a sociedade da época.

Movidos por uma sede desenfreada de poder, os Bórgias cometeram os pecados mais cruéis, tornando-se sinónimo de intriga, perfídia e delito.

«Uma narrativa com assassinatos, mentiras, deceções e traições em quantidades dignas de Shakespeare.» Kirkus Reviews

A infâmia é um veneno que nos corre no sangue…
É o preço a pagar por ser um Bórgia.

Sinopse:

Com a controversa eleição de Rodrigo Bórgia como papa Alexandre VI, os Bórgias alcançam uma posição privilegiada na corte papal, dando início a uma nova era na cidade eterna. Mas Roma acaba por revelar-se tão encantadora quanto perigosa.

Perante a ameaça de uma invasão francesa, Rodrigo, pai da jovem e inocente Lucrécia, é obrigado a casá-la com um adversário poderoso, tornando-a um mero peão num perigoso jogo de poder.
Contudo, quando as acusações escandalosas de assassinato e incesto de que Lucrécia é alvo ameaçam aqueles que ama, somente a sua astúcia e inteligência a poderão salvar.

Conseguirá a jovem princesa fugir ao destino fatal que lhe foi imposto à nascença pelo seu sangue Bórgia?

Sobre o autor:

C. W. GORTNER possui um mestrado em Escrita na especialidade de Estudos Renascentistas, pelo New College of California.

Os seus romances históricos, sempre fruto de um intenso trabalho de pesquisa, têm-lhe granjeado elogios por parte da crítica internacional. Já foram traduzidos para 21 línguas com mais de 400 mil exemplares vendidos.
De ascendência espanhola, C. W. Gortner vive atualmente na Califórnia.

Saiba mais sobre o autor em www.cwgortner.com.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Palavras Sentidas


"A única coisa que a mantinha viva era vencer, e, sem a vitória, estava apenas a escuridão e o desespero."

Menina de Ouro
Chris Cleave

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Troca de Postais de Natal 2016 - Postais recebidos


Com algum atraso, venho mostrar-vos mais alguns postais da Troca de Natal que chegaram ao seu destino.

Recebido pela Manuela:


Recebidos pela Catarina:


Recebidos pela Luana:



domingo, 22 de janeiro de 2017

Postais pelo Mundo | Portugal

Hoje partilho convosco dois postais não oficiais, que me foram enviados por membros do fórum do Postcrossing. Foi uma surpresa muito boa!

O primeiro veio de Portalegre e apresenta uma bela fotografia de Castelo de Vide.


O segundo postal mostra uma fotografia do Pátio das Escolas, na Universidade de Coimbra. Está muito bonito!


sábado, 21 de janeiro de 2017

"Na Pista de um Rapto" de Harlan Coben [Opinião]


Na Pista de um Rapto foi a minha primeira leitura de 2017 e não poderia ter começado o ano de melhor forma. Harlan Coben é o meu autor preferido de thrillers, que consegue surpreender-me a cada romance seu que leio.

Falar dos livros de Harlan Coben acaba por tornar-se um pouco repetitivo, dado que todos apresentam narrativas extremamente dinâmicas, bem construídas e onde as reviravoltas estão ao virar de cada página.

Neste romance, conhecemos Marc Seidman, um cirurgião que levava uma vida perfeitamente tranquila até acordar numa cama de hospital. É lá que toma conhecimento da gravidade dos seus ferimentos, da morte da sua mulher e do desaparecimento da sua filha de seis meses. Quando tudo parece perdido, recebe um pedido de resgate, que também o alerta de que não pode envolver a polícia, caso contrário, nunca mais verá a filha.

Com um início destes, a narrativa pode até nem parecer muito original e igual a tantas outras. Contudo, o autor constrói uma incrível teia de segredos e factos mal explicados, que levam Marc numa procura alucinante pela sua filha desaparecida.

Em pouco tempo, o leitor vê-se, tal como a personagem principal, rodeado de questões, dúvidas e mentiras. Mesmo com as pistas que o autor vai dando, é muito difícil descobrir o culpado pelo rapto e pela morte da mulher de Marc.

Este é mais um excelente livro onde o autor mantém a tensão e o suspense ao longo de toda a narrativa, cativando e intrigando o leitor. As personagens são interessantes e os vilões exercem sempre um certo fascínio no leitor, que rapidamente se sente preocupado com a personagem principal.

Após uma leitura compulsiva, somos presenteados com um espantoso final! Por mais livros que leia, fico sempre impressionada com a forma como o autor consegue surpreender-me, mais uma vez.
Se nunca leram nenhum livro de Harlan Coben, não percam mais tempo e agarrem-se já aos livros dele!

Classificação: 4/5 estrelas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Livro Recebido]


Depois do balanço que apresentamos há alguns dias, estamos prontas para dar continuidade ao nosso projeto conjunto. Assim, já recebi da Silvana o primeiro livro de 2017.

Aqui está ele:


Fiquei muito contente com a escolha da Silvana; sei que ela gostou muito deste livro e agora deu-me oportunidade de o ler. Está a ser a minha leitura atual e, embora tenha lido poucas páginas, posso dizer que me sinto cativada.

Obrigada Silvana!
Podem passar no blog dela para ler as suas razões de me ter enviado este livro.

Palavras Sentidas


"Quando se faz uma escolha errada, tem de se viver com ela. Toda a gente tem de viver com o que fez."

A Nona Vida de Louis Drax
Liz Jensen

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"O Crime do Vencedor" de Marie Rutkoski [Opinião]


Antes de mais, agradeço à Topseller, que muito gentilmente acedeu a oferecer-me um exemplar deste livro, permitindo-me, assim, dar continuidade à leitura desta série de Marie Rutkoski.

Tal como aconteceu no primeiro livro da trilogia - A Maldição do Vencedor - este segundo volume também apresenta uma capa deslumbrante, que de imediato prende a nossa atenção.

Esta série de fantasia dá-nos a conhecer um mundo onde habitam dois povos inimigos: os Valorianos e os Herrani. Após dez anos de escravatura, os Herrani tomaram a sua terra de volta.
Kestrel, a filha do general Valoriano, de forma a evitar um banho de sangue, aceita casar com o príncipe herdeiro de Valoria. Embora o noivado cause sensação no reino, Kestrel sente-se uma prisioneira no palácio, sob a vigilância apertada do imperador. Mesmo assim, arranja uma forma de passar informações secretas para ajudar o povo herrani, ficando perto de descobrir um segredo chocante.

Marie Rutkoski agarra o leitor desde os capítulos iniciais, com a sua escrita organizada e fluida. Sendo o segundo volume, já nos sentimos mais familiarizados com as personagens e o mundo apresentado. Agora, a narrativa cativa-nos pelos perigos que as personagens estão a vivenciar.

Ao longo deste livro, nota-se que a autora amadureceu e que imprimiu mais intensidade a estas páginas. A narrativa está repleta de perigosos jogos de poder, encontros e desencontros, política, traição, mentiras, mensagens secretas, e ainda uma pequena pitada de um romance difícil e onde imperam os contratempos.

O final foi muito mais intenso e impressionante do que o do primeiro volume e espicaçou a minha curiosidade. As minhas expectativas estão elevadas para o volume que concluirá esta trilogia. Espero que seja brevemente publicado em Portugal.

Classificação: 4/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Postais pelo Mundo | Greetings from... Tailândia

Hoje mostro-vos mais um postal que recebi da coleção Greetings from...


A Tailândia é o país de onde são originários os gatos siameses. São chamados de Wichian Mat, o que significa Moon Diamond (diamante da lua).

Foi o último postal que troquei no ano passado e tenciono continuar a juntar postais a esta coleção ao longo de 2017.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Balanço]


Ao fim de dois anos do projeto Empréstimo Surpresa, eu e a Silvana decidimos fazer um balanço. Foram dois anos de partilha de livros, de surpresas, de excitação e de alegria. É sempre grande a expectativa quando recebemos um destes livros surpresa!

Este balanço diz respeito aos anos de 2015 e 2016 e, para tal, vamos responder aos seguintes tópicos:

1. Top 3 de desafios criados

Os 3 desafios que mais gostei de criar foram:

2. Top 3 desafios respondidos
 
Os 3 desafios que mais gostei de responder foram:
 
3. O livro que mais gostamos de ler

Escolher o livro preferido entre os doze que recebi ao longo destes dois anos foi relativamente fácil, embora houvesse outros que podiam ocupar esta posição. Escolho o da Lesley Pearse, que se revelou uma leitura absolutamente fantástica.


4. O livro que menos gostamos de ler

Não foi fácil escolher o livro que menos gostei de ler, de todos os que fui recebendo ao longo deste tempo. Acabei por escolher este que, infelizmente, não me surpreendeu nem me permitiu criar uma ligação com as personagens.


5. Livro cuja receção nos surpreendeu

A receção deste livro surpreendeu-me, na altura, pois não estava nada à espera de receber um clássico. A sua leitura, embora demorada, revelou-se bastante interessante e até me deixou com vontade de ler outras obras da autora.


No geral, o balanço deste projeto é extremamente positivo e, tanto eu como a Silvana, estamos entusiasmadas e queremos continuar a surpreender-nos. Que venha mais um ano de leituras surpresa!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Palavras Sentidas


"Apercebia-se de que quando alguém é realmente importante tudo se torna mais difícil. Cada palavra enche-se de significado, e o medo de perder torna o erro inaceitável."

Inverno de Sombras
L. C. Lavado

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]


Atrasei-me bastante na resposta a este desafio, correspondente ao livro Casamento em Veneza, que a Silvana me enviou no âmbito no nosso projeto conjunto. Sem mais demoras, aqui está a minha resposta.

DESAFIO:

Vamos viajar?

A ação deste livro decorre em três cidades: Veneza, Paris e Xangai.
Imagina que tens a possibilidade de visitar uma destas cidades. A tua partida está próxima, vamos lá elaborar o plano de viagem?
(Fala-nos do que irias visitar, quantos dias ias ficar….)

A MINHA RESPOSTA

Penso que a demora na resposta ao desafio está explicada: este é um desafio mais complicado, que exige alguma pesquisa e, para ser sincera, não acho nada fácil elaborar um roteiro de viagem. Mas nada que não se consiga após um bocadinho de pesquisa.

Sendo assim, eu escolheria visitar Paris durante 4 dias.

Aqui estão alguns monumentos que gostaria de visitar:

Torre Eiffel                            Arco do Triunfo


Museu do Louvre


Catedral de Notre-Dame               Basílica do Sagrado Coração


Palácio de Versalhes


Para uns passeios ao ar livre, escolheria:

Parque Monceau


Jardim do Luxemburgo


Por fim, não poderia faltar um passeio de barco pelo Rio Sena:


Claro que haverá muitas mais coisas a fazer em Paris durante uma viagem, mas estas são algumas ideias que retirei da pesquisa que fiz.

Foi um desafio giro e interessante de realizar! Obrigada Silvana e que venham os próximos livros!

domingo, 8 de janeiro de 2017

Postais pelo Mundo | Alemanha (15) e Estados Unidos da América (8)

Novo ano, novos postais. Hoje mostro-vos mais dois oficiais que recebi ainda no mês passado.

O primeiro veio da Alemanha e é já o 15º recebido deste país. Apresenta diversas fotografias da cidade de Hamburgo, a segunda maior da Alemanha. Gosto imenso destes postais multiview!


Dos Estados Unidos chegou este lindo postal com uma paisagem marítima da Flórida. Gostei imenso! Também achei super comovente a história que a autora do postal me contou acerca de como encontrou uma gatinha perdida na neve e a adotou.