sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Mealheiro Literário 2016 [Balanço Final]


2016 foi o terceiro ano consecutivo em que aderi à iniciativa de contabilizar os meus gastos e poupanças com os livros.

Registei apenas os livros adquiridos em 2016 e os resultados estão apresentados na seguinte tabela.


Este foi um ano de bastantes compras: adquiri 16 livros, enquanto no ano passado apenas tinha comprado 5. Penso que me entusiasmei com a procura de livros em saldos e em segunda mão, bem como com as visitas à feira do livro. O livro mais barato que comprei custou 2€ e o mais caro ficou por 8,19€. A média destas compras dá cerca de 4,20€, o que é um número bem bom e que mostra que é possível encher as nossas estantes sem gastar muito dinheiro.

Juntamente com as compras, tive algumas despesas nos CTT, tanto a enviar os meus livros como a pagar portes de envio em livros que comprava. Isto permitiu-me ler livros emprestados e devolvê-los aos respetivos donos sem gastar quase nada.

Este ano recebi mais livros de parcerias e de trocas, e menos livros emprestados. Mesmo assim, foram números muito bons que me permitiram descobrir novos livros que certamente não teria oportunidade de adquirir de outra forma.

No geral, foi um ano muito positivo, de menos contenção na compra de livros, mas sempre à procura de preços baixos.
Vamos ver como me portarei em 2017!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!