sábado, 2 de janeiro de 2021

Desafio Literário Ataque à Estante 2021

Sê bem-vindo(a) à 2.ª Edição do desafio literário Ataque à Estante, desta vez com um novo formato em 2021!
 

Tens a tua estante carregada de livros ainda por ler?
És tão organizado(a) que até sabes em que ano adquiriste cada um desses livros?

Então este desafio é para ti!
Vamos dedicar 2021 à leitura dos livros da nossa estante.

O objetivo será, mais uma vez, o de incentivar à leitura dos livros que acabam por ficar esquecidos na estante. Podes comprar livros, claro, mas outro objetivo será controlar as nossas compras, sermos mais poupados e ponderados na hora de comprar.

Os livros lidos vão receber pontos de acordo com a antiguidade na estante, isto é, quanto mais antigos na estante forem os livros que leres, mais pontos receberás.

Aqui está o número de pontos por cada ano:

2021 - 1 ponto
2020 - 2 pontos
2019 - 3 pontos
2018 - 4 pontos
2017 - 5 pontos
2016 - 6 pontos
2015 - 7 pontos
2014 - 8 pontos
2013 - 9 pontos
2012 - 10 pontos
(e assim sucessivamente)
não sei - 3 pontos (quando não sabes em que ano adquiriste determinado livro)

Contam todos os livros que sejam teus: comprados, oferecidos, trocados, prémios, parcerias. Não contam os livros emprestados ou requisitados da biblioteca, porque esses livros não são teus.
 
Há 5 níveis de pontos. Escolhe um nível e desafia-te a atingir esse número de pontos.

Nível 1 - 0 a 20 pontos
Nível 2 - 20 a 50 pontos
Nível 3 - 50 a 120 pontos
Nível 4 - 120 a 250 pontos
Nível 5 - Mais de 250 pontos

Eu vou desafiar-me a completar o Nível 3. E tu?

Utiliza a seguinte tabela para anotares o teu progresso:


Boas leituras para todos!

10 comentários:

  1. Que maravilha :). Estava mesmo à espera que publicasses o desafio para eu publicar os meus desafios para 2021.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Estive a fazer as imagens hoje, deu mais trabalho do que esperava!
      Força, partilha! Depois vou lá espreitar os teus.
      Beijinhos e boas leituras! :)

      Eliminar
  2. Adoro!!
    Vou participar!!!!
    Inscrevo-me no nível 2.
    Acho que não há mtos que saiba qdo os adquiri. Talvez alguns tenham dedicatória com a data.
    No dia 1 comecei a ler um que ganhei de herança no ano em que o meu avô morreu. Era dele. Deve ter vindo para a minha casa em 2010.
    Onde partilhamos os resultados ou evoluções?
    Beijocas e obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marisa!
      Sê bem-vinda a este desafio!
      Os livros que não sabes quando adquiriste recebem 3 pontos, é um valor simbólico para aqueles de que não temos registo.
      Podes partilhar no teu blogue, ou no instagram, conforme te der mais jeito. Tenho lá bastantes pessoas com vontade de participar também. :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá minha querida. Estou a terminar o que herdei do meu avô. São 3 pontos que coloco?
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Marisa,
      Sim, se não sabes em que ano chegou à tua estante, então sim, são 3 pontos. :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  3. Olá, vou participar, e vou partilhar no meu blogue também...(livrista.blogspot.com) acho a iniciativa admirável e pode ser que assim consiga dominar as minhas compras...não me inscrevo em níveis para não falhar.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem-vindo!
      Muito obrigada pela tua participação e pela partilha. Espero que consigas baixar o número de livros por ler da tua estante.

      Boas leituras,
      Daniela

      Eliminar
  4. Vou tentar participar. Tenho por norma fazer um registo fotográfico dos livros adquiridos e por isso tenho uma estimativa da data de vinda dos livros para a casa. Não me inscrevo em nenhum nível pois ando numa fase de ler mais ebooks que físicos mas espero reduzir a estante um pouco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda!
      Muito obrigada pelo teu interesse e pela tua participação. Desejo-te umas ótimas leituras e depois vai partilhando o teu progresso. :)

      Daniela

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!