Educação Sexual - O Início é uma obra da autora portuguesa Vânia Silva, destinada a um público mais jovem (nomeadamente adolescentes), mas também a adultos que se possam interessar pelo tema.
Este livro aborda a temática da importância das aulas de educação sexual nas escolas, bem como das dificuldades que ainda existem em falar sobre o tema.
A personagem principal é Diana Duarte, uma explicadora de uma pequena localidade que decide propor-se a dar aulas de educação sexual numa escola.
À medida que as aulas progridem, os jovens demonstram cada vez mais interesse em aprender sobre o tema e levantam questões interessantes. Contudo, acabarão por surgir alguns episódios de pais e encarregados de educação que se sentem revoltados com estas aulas, acreditando que não são adequadas para os alunos.
Creio que o que mais me cativou neste livro foi a relação que Diana estabeleceu com os alunos. Aqui nota-se a experiência que a autora tem em trabalhar com este público, tendo certamente colocado muita dessa sua experiência na personagem Diana.
Os problemas sociais são levantados pelos pais, por alguns professores e até pelos familiares de Diana. Acredito que muitos destes preconceitos em lidar com a sexualidade ainda existam hoje no meio escolar, daí que a autora tenha sentido a necessidade de escrever este livro, esperando, com ele, poder ajudar alguns jovens a esclarecer algumas das suas dúvidas.
Cada vez mais e cada vez mais cedo os jovens têm acesso à internet, a conteúdos de cariz sexual e até talvez a pornografia. Contudo, o que se lê na internet não dispensa a importância de ter alguém de confiança que possa conversar com os jovens e ouvir as suas dúvidas. Preferencialmente, deviam ser os pais a conversar com os filhos sobre estes temas. Porém, a verdade é que eles nem sempre se sentem à vontade para o fazer. E é aí que entra a escola e a importância das aulas de educação sexual.
Além das aulas com os jovens, Diana também tem de lidar com alguns problemas na vida privada, tanto com a família como com o namorado. Creio que, neste aspeto, o livro tinha alguns clichés, dado que todas as pessoas que rodeavam Diana, excetuando a sua melhor amiga, eram de certa forma preconceituosas e não concordavam que Diana desse aulas de educação sexual.
No entanto, creio que a autora terá recorrido a estes clichés para mostrar que o preconceito pode vir de todo o lado, as dificuldades são ainda muitas quando o tema é a sexualidade.
Embora este livro não seja propriamente o meu género preferido de leitura, foi fácil e bastante rápido de ler, uma vez que a escrita é muito acessível. Acredito que seja uma leitura interessante para jovens e até adultos que certamente se vão identificar com estas vivências.
Classificação: 3/5 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!