sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

«O Castigo dos Ignorantes» de Hjorth & Rosenfeldt [Opinião]


«Habilmente composto e cheio de suspense [...]. O Castigo dos Ignorantes termina com uma verdadeira reviravolta. Vai ser difícil conseguir esperar pelo próximo.»
Litteratursiden, Dinamarca

O Castigos dos Ignorantes é o quinto volume da série Sebastian Bergman, uma série que não tem perdido qualidade a cada novo volume e que deve ser lida por ordem.

Porque é que esta série é tão cativante?
Porque, em cada volume, nos apresenta um novo e surpreendente caso policial, ao mesmo tempo que vai desenvolvendo os acontecimentos de vida dos diversos elementos da Riksmord. Sebastian é a personagem mais controversa, devido à forma rude com que trata todos os que o rodeiam. Tem evoluído bastante ao longo da série, bem como as outras personagens, das quais destaco Vanja e Billy.

Neste livro, conhecemos um serial killer complexo que pretende combater a ignorância. Ele é da opinião de que programas como reality shows são fúteis e destacam a falta de educação e a ignorância que assolam as novas gerações. Assim, ele submete as suas vítimas a um teste de cultura geral, em que a reprovação é uma sentença de morte.

[Fotografia da minha autoria]

Os investigadores entram num jogo de caça ao homem, sabendo que não têm tempo a perder. Não só o assassino não pretende parar de matar, como ainda consegue desafiar a polícia e tornar-se mais ousado. Este é um assassino muito original e que se destacou de todos aqueles que já encontrei ao longo das minhas leituras dentro do género.
 
A narrativa é muito envolvente, prendendo-nos às suas páginas de tal forma que não vemos o tempo a passar. Os momentos de tensão são fortes e duram até às últimas linhas.

Todos os livros desta série costumam terminar com um cliffhanger, o que mantém o leitor em suspenso e desejoso de se atirar ao volume seguinte. Por mais que se pense que os autores não nos conseguem surpreender — estes momentos têm sido cada vez mais alucinantes conforme progredimos na série —, a verdade é que eles voltam a fazê-lo. E, neste livro, encontramos um dos finais mais angustiantes de toda a série. Estou impaciente por ter o volume seguinte nas minhas mãos!

Em conclusão, foi mais uma excelente leitura, de ritmo rápido e com um assassino extremamente inteligente. Vale muito a pena ler!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!