«[Um] romance peculiar e rico [...] Irónico, sábio e muitas vezes engraçado, é uma história totalmente original que proporciona puro prazer.»
People
Gente Ansiosa foi o primeiro livro que li de Fredrik Backman e foi uma surpresa completa!
Tinha lido opiniões muito boas, tanto deste como de outros livros do autor, e por isso estava ansiosa por conhecer esta história.
Diria que Gente Ansiosa é diferente de tudo o que já li. É uma história sobre um assalto a um banco que corre mal, e o assaltante acaba por fazer reféns num apartamento que está à venda e a ser visitado naquele momento. Esta acaba por ser uma história de várias pessoas que se cruzam naquele apartamento, cada uma com as suas vivências, as suas preocupações, as suas dores, as suas ânsias.
São personagens muito humanas e com as quais facilmente nos vamos identificar. Mesmo o assaltante vai fazer-nos sentir empatia e torcer para que tudo corra bem nesta situação de reféns.
Adorei completamente a estrutura deste livro, a forma como o autor conta a história, como por vezes se dirige ao leitor. A escrita é simplesmente deliciosa; o autor conta esta história como se nos estivesse a embalar. Só queria ler devagar para apreciar cada palavrinha, cada frase.
O autor recorre a descrições e comparações originais, que eu achei não apenas lindas, como também interessantes de interpretar. Diria até que poderão ser úteis para escritores que por vezes não sabem como descrever de forma original algo totalmente comum.
Recordo-me de um exemplo em que o autor descrevia o tempo numa determinada manhã. Em vez de se limitar a dizer que o céu apresentava nuvens cinzentas, disse que a aparência do céu era como se alguém tivesse pegado fogo a fantasmas. Achei incrível!
Há outro momento em que o narrador descreve o inverno como alguém presunçoso, uma vez que é o outono que tem todo o trabalho de fazer as pessoas esquecerem-se dos dias de calor e depois o inverno simplesmente aparece com o frio e a neve e fica com o mérito.
Gostei tanto deste livro que nem queria terminá-lo. Queria conhecer o desfecho, mas não despedir-me das personagens, da escrita belíssima.
Gente Ansiosa é original na sua simplicidade. A história em si não é nada de especial. É uma história simples, com laços entre as personagens, entre o passado e o presente, e tudo acaba por fazer muito sentido no fim.
Trouxe este livro da biblioteca, mas é daqueles que gostava mesmo de ter na minha estante. Gostei tanto, tanto! Vale completamente a pena. Leiam!
Classificação: 5/5 estrelas
Olá Daniela, gosto muito deste autor.
ResponderEliminarJá li quase todos os seu livros e gostei de todos, mas o "um homem chamado OVE" foi o que gostei mais. Falta-me ler o BearTown.
Recomendo sem reservas a leitura deste autor :)
Bjs
Obrigada pelo feedback, Dulce.
EliminarEu tenho para ler «A minha avó pede desculpa»; será o próximo. Quero mesmo ler tudo deste autor. :)
Beijinhos e boas leituras