quinta-feira, 3 de outubro de 2019

"Chama-me pelo Teu Nome" de André Aciman [Opinião]


As minhas expectativas em relação a este livro estavam elevadas desde que li duas opiniões muito boas no instagram. Como as encontrei com poucos dias de diferença e uma delas fazia referência ao facto de ser um bom livro para ler no verão, achei que era um sinal e aproveitei os primeiros dias de setembro para me iniciar nesta leitura.

Demorei algum tempo a embrenhar-me na história mas rapidamente percebi que não é um daqueles livros de ler compulsivamente. Tem uma escrita trabalhada e muito bonita, o que significa que o próprio livro nos convida a ler devagar e a saborear a leitura.

Não sei dizer-vos o que correu mal entre mim e este livro. Não posso afirmar que o problema seja inteiramente meu, uma vez que me parece que o livro peca na forma como a história é contada.

[Fotografia da minha autoria]

Toda a história nos é contada por Elio através da sua visão dos acontecimentos daquele verão em que conheceu Oliver. Conhecemos os seus pensamentos, os seus receios, angústias, momentos de tristeza e felicidade.
Há muito pouco diálogo e foi difícil conhecer mais de Oliver que, na minha opinião, era a personagem mais interessante do livro.

Apesar de ter um pouco de dramatismo (algo que eu até aprecio), este é um livro muito introspetivo, muito virado para os pensamentos e talvez tenha sido essa a razão por que não funcionou comigo. Descobri que, aparentemente, não tenho paciência para este tipo de narrativas, preferindo aquelas mais dinâmicas e que puxam por mim.

Acabou por se tornar difícil terminar o livro pois, embora quisesse saber como iria terminar, ao fim de meia dúzia de páginas, sentia-me terrivelmente aborrecida, pelo que a leitura se prolongou mais tempo do que eu desejava.

Apesar de tudo, admito que é um livro interessante, muito bem escrito e com uma temática forte. Decidi atribuir-lhe 3 estrelas pois reconheço que tem qualidade e, embora não tenha resultado comigo, não significa que outros leitores não o possam adorar.

Não deixem de o ler! Depois partilhem a vossa opinião.

Classificação: 3/5 estrelas

4 comentários:

  1. Os sentimentos que um livro "interior" desperta em ti :). Precisas de ação literária, por isso estes livros não funcionam tão bem contigo.
    Ainda poderá haver algum que te conquiste, por isso não desistas deles. :)
    Eu até tenho algum curiosidade em ler este livro, porque pertence a um tipo livro que costuma funcionar comigo :).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueço-me sempre de moderar os comentários. :P
      É verdade, preciso mesmo de ação literária e, nestes casos, mais vale tentar seguir as necessidade, caso contrário perco a vontade toda de ler.
      Uma vez que este tipo de livros funciona melhor contigo, certamente te irias dar muito melhor com ele. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Vim cá reler a tua opinião porque já não me lembrava dela.
    Sim, acho que gostei mais do que tu, mas menos do que aquilo que eu esperava gostar.
    É um livro denso. Carrega demasiado do Elio e a sua visão adolescente. Oliver dar-nos-ia uma perspetiva mais adulta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, gostaste mais e ficaste com vontade de ler o seguinte. Eu acho que não; fiquei tão cansada desse que ainda não tive sequer curiosidade de pesquisar muito sobre o seguinte.
      Concordo que teria sido bom termos alguns capítulos na perspectiva de Oliver.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!