«Um romance trepidante que não foge do pesado custo emocional da culpa e da perda.»
Sunday Times (Reino Unido)
A Menina Silenciosa é o quarto volume da série Sebastian Bergman. Nunca é demais repetir que esta série deve ser lida por ordem, uma vez que dá uma grande ênfase à vida das personagens.
Não entendo como passei vários anos com dois livros desta série na estante, sem nunca lhes ter dedicado um tempinho. A verdade é que agora me sinto completamente viciada nesta trama, que se tem tornado mais empolgante a cada livro.
O volume anterior apresentava um caso policial pouco interessante e que não me encheu as medidas. Felizmente, neste livro houve uma grande melhoria.
A Riksmord é chamada a investigar o caso de uma família que foi brutalmente assassinada em casa, em plena luz do dia. Descobrem que há uma testemunha, uma menina de 9 anos, completamente traumatizada e que deixou de falar, apenas comunicando através de desenhos.
Enquanto tentam romper a sua parede de silêncio, terão de a proteger, dado que o assassino está disposto a tudo para garantir que ela permanece calada.
Não obstante a brutalidade destes crimes, o livro não apresenta descrições excessivamente violentas. Tal como já referi no passado, estes livros são pouco procedimentais. Não encontramos uma investigação muito aprofundada nem autópsias macabras.
A investigação está muito bem conduzida, com as dificuldades associadas, com tensões entre as diversas forças policiais e com o aparecimento de novas pistas. A criança que testemunhou o crime foi talvez o que tornou este livro novamente num dos meus preferidos da série.
Gostei da relação que Sebastian estabeleceu com a menina, mas gostaria de ter visto um maior desenvolvimento do seu mutismo e de como a terapia a poderia ajudar. Esta criança foi importante, na medida em que ajudou Sebastian a confrontar os acontecimentos do seu passado. Ainda não sei se é desta que ele conseguirá finalmente alguma paz de espírito, mas pelo menos senti uma evolução.
O final deste livro não é tão chocante como o do anterior, mas é igualmente surpreendente, uma vez que nos traz uma revelação chocante e a promessa de um segredo que irá ser revelado. Creio que agora estou ainda mais desejosa de ler o volume seguinte!
Classificação: 4/5 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!