quinta-feira, 6 de maio de 2021

"O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë [Opinião]


Confesso que nunca tinha sentido muita curiosidade em relação a este clássico, nunca procurei ler a sinopse para saber de que se tratava. Até que vi um leitor no Instagram referir que se tratava de uma história sobre vingança. Sendo este um tema que eu adoro encontrar na literatura, decidi que chegara a hora de apostar neste clássico, o único livro escrito por Emily Brontë.
 
Apesar de ser um clássico, achei-o apelativo, cativante e não tive qualquer dificuldade com a escrita da autora. Esta edição revista da Dom Quixote está muito moderna e cuidada. Devo também mencionar a capa, que está absolutamente encantadora e é bem possível que seja uma das mais bonitas da minha estante.

Esta é a história de duas famílias, os Earnshaw e os Linton, apanhadas no meio de uma paixão avassaladora que arrasará tudo em seu redor.
 
A história é contada por Nelly Dean, a antiga governanta do Monte dos Vendavais, ao novo inquilino da Granja, Mr. Lockwood, que está curioso por conhecer a história do seu antecessor. Esta forma de narrar resultou muito bem, uma vez que Nelly é uma das personagens mais sensatas do livro e vai preenchendo a sua narrativa com algum humor.

[Fotografia da minha autoria]

O que é que eu senti a ler este livro? Para começar, passei grande parte do tempo irritada com as personagens e incrédula com os seus comportamentos. Catherine é extremamente mimada e caprichosa. Quase todas as outras personagens são mal educadas e rudes, e nem os empregados escapam a esta falta de educação. Quanto a Heathcliff, nem tenho palavras. É um ser completamente diabólico, rancoroso, vingativo, violento e louco.

O Monte dos Vendavais é a história de um amor proibido, porém, se me permitem a sinceridade, eu não encontrei amor nenhum nesta história. O que Catherine e Heathcliff sentem um pelo outro é uma paixão cruel, destrutiva, e dá-me a sensação de que tudo isto aconteceu porque eles nunca foram capazes de conversar um com o outro, de pelo menos tentar ultrapassar as diferenças que os separavam, de lutar um pelo outro, talvez até fugir juntos. Isto foi um amor nunca vivido que se transformou num ódio visceral e numa terrível vingança que afetou as gerações futuras.
 
Não posso afirmar que o livro me tenha marcado para toda a vida, mas reconheço que é um clássico imperdível e que merece ser lido. Esta história foi escrita há mais de 170 anos e não é por acaso que continua a ser lida e apreciada pelos leitores.
Sei que vou recordar-me destas personagens durante muito tempo e da aura negra que as envolve.
Uma história sombria e cruel cuja leitura recomendo a quem desejar explorar este clássico da literatura.

Classificação: 4/5 estrelas

4 comentários:

  1. eu ando a ver se leio mais clássicos. Esse é sem dúvida um dos que quero ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também leio poucos clássicos, estou a tentar aos pouquinhos ir conhecendo mais alguns.

      Fiquei bastante surpreendida com este; lê-se muito bem!

      Eliminar
  2. Eu nem li esse livro. Só vi o filme e detestei a história. É algo tão doentio que não consegui ver beleza ou como isso veio a se tornar um clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito doentio, sim. Eu não vi nenhum filme, nem sei se valem a pena. Não amei o livro porque não consegui ver amor nenhum, mas gostei de ter conhecido esta história. porque gosto da temática da vingança. :)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!