terça-feira, 28 de junho de 2022

«A Minha Avó Pede Desculpa» de Fredrik Backman [Opinião]

 
«Cheio de amor, esperança, perdão e compreensão das diferenças, a história de Elsa acompanhá-lo-á muito depois de ter virado a última página.»
Library Journal

Depois de ter adorado Gente Ansiosa, mal podia esperar pela oportunidade de voltar a ler outra obra do autor.

A Minha Avó Pede Desculpa conta-nos a história da Elsa, uma menina que adora a sua avó. Todas as noites, a avó conta-lhe histórias cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde é normal ser-se diferente.
Quando a avó morre de repente e deixa um conjunto de cartas a pedir desculpa às pessoas que magoou, Elsa dá início à sua maior aventura.

Confesso que me custou um bocadinho a adaptar-me a esta história. Achei-a descritiva e com uma grande ênfase no reino mágico criado pela imaginação da avó de Elsa. Contudo, ao fim de alguns capítulos fui finalmente capaz de apreciar toda a beleza desta história.

Elsa vive num prédio, onde também habitam outros moradores, cada um com a sua história. A menina acabará por ter de lhes entregar cartas da avó e, com isso, vai conhecer um pouco da vida dessas pessoas e da sua relação com a avó.
O que é engraçado é que a avó camuflou todos esses moradores nas histórias mágicas que sempre contou à neta.

A escrita do autor é ternurenta e embala-nos e, mais uma vez, senti vontade de ler este livro devagar, para viver por mais tempo nesta história.
O final é maravilhoso, quando todas as personagens se interligam e percebemos a ligação entre os moradores daquele prédio e os habitantes de Miamas. Há ainda um capítulo final que me emocionou e que achei brilhante, uma vez que interliga os nomes de todos os capítulos do livro. Achei esse pormenor delicioso.

A minha avó pede desculpa é uma história repleta de ternura e que nos fala de luto, de perdão, de amor e compreensão. Gostei mesmo muito e recomendo sem reservas!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!