Há mais de um ano que eu não lia nada da Lesley Pearse e então decidi trazer este livro da biblioteca.
Tal como é habitual na autora, ela escreve histórias de mulheres fortes e resilientes, que enfrentam com muita coragem as provações que a vida lhes dá.
Em Segredos, vamos conhecer a história de Adele. A narrativa inicia-se em 1931, quando a pequena Adele tem 12 anos. Ela é negligenciada em casa e, quando uma tragédia se abate sobre aquela família, a menina acaba por ser afastada da mãe e colocada numa instituição.
Mas os desgostos não ficam por aqui e rapidamente Adele vê-se obrigada a fugir da instituição. Acaba por encontrar abrigo junto da avó que vive nos pântanos de Rye. Chega cansada e doente e é a avó quem cuida dela.
Vamos vendo esta criança a crescer, a recuperar e a transformar-se numa mulher forte e trabalhadora. Também conhece Michael, um piloto por quem se apaixona, e tudo na sua vida parece estar a encaminhar-se.
Segredos acaba por ser uma história familiar, uma vez que vamos conhecer partes da história da avó da Adele e da sua mãe. Vamos perceber por que razão ela negligenciou a filha até àquele ponto.
Qualquer família tem segredos e nem sempre a verdade pode permanecer escondida. Quando a mãe de Adele regressa com os seus segredos, estes poderão arruinar a tão merecida felicidade da jovem.
Gostei bastante desta história. Por muitas vezes senti vontade de abraçar a pequena Adele e adorei a forma como ela e a avó se tornaram cada vez mais próximas.
Algo que não me cativou tanto foi a história de amor entre a Adele e o Michael. Não sei se consigo explicar muito bem, mas diria que não senti uma química forte entre os dois. Senti a amizade, o respeito, o companheirismo, mas não senti a paixão, o desejo carnal.
Lesley Pearse escreve dramas fortes e, uma vez que retratam sempre
temas duros e complicados, considero que seja difícil ler vários livros
da autora seguidos. São livros de uma grande densidade, que necessitam
de ser intercalados com outras leituras.
No geral, foi uma leitura muito boa, embora não tenha entrado para as minhas histórias preferidas da autora. Não me arrebatou a esse ponto. Contudo, tenciono, sem dúvida, continuar a descobrir mais trabalhos de Lesley Pearse.
Classificação: 4/5 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!