sábado, 18 de maio de 2013

"A Rainha Branca" de Philippa Gregory [Opinião]

O grande alarido à volta dos livros de Philippa Gregory foi o que me levou a querer estrear-me na obra da autora. Decidi começar por ler "A Rainha Branca", o primeiro volume de uma trilogia sobre a "Guerra entre Primos", passada em plena Guerra das Rosas.

Esta é a história de Isabel Woodville, uma plebeia que ascende à realeza e que revela estar à altura de todas as exigências da sua posição social. Enquanto luta fortemente pelo sucesso da sua família, esta rainha vai estar no centro de um intrigante mistério: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.

Neste livro encontramos uma grande vertente histórica e cultural, mas também alguns elementos ficcionais e explicações inventadas pela autora, tal como ela explica na nota no final do livro.
A escrita da autora é muito cativante e o facto da história ser contada na primeira pessoa torna a leitura mais envolvente. Gostei muito de conhecer esta rainha e vê-la a ser retratada com uma personalidade tão forte, o que não era comum na época retratada no livro.

Além das muitas batalhas, conspirações e intrigas, este livro apresenta também uma linda história de amor entre Eduardo e Isabel, bem como o amor e preocupação de Isabel pela sua família e o grande companheirismo que tem com a sua mãe. A juntar a tudo isto, existe ainda o mistério do desaparecimento dos seus filhos na Torre e um aspeto mais ficcional, nomeadamente a introdução da magia e da lenda de Melusina.

Atribuir apenas 3 estrelas a este livro pode parecer um pouco injusto, mas a verdade é que, talvez por ter grandes expectativas, o livro não me prendeu tanto como eu esperava. Tenho de admitir que Philippa Gregory é uma boa contadora de histórias, mas o livro acabou por não me fascinar daquela forma especial nem cativar-me a ponto de eu querer ler sem parar.
Claro que isto não me vai impedir de ler mais romances da autora, até porque tenciono continuar a ler esta série. Uma coisa boa foi que a autora me deixou muito curiosa em relação às personagens que são abordadas nos livros seguintes. Quem sabe se os próximos livros não me prenderão um pouco mais?

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!