sábado, 10 de outubro de 2015

"Porque Te Amo" de Guillaume Musso [Opinião]

Guillaume Musso é um autor francês que tem conquistado um lugar no meu coração e do qual já vos falei várias vezes. Os temas que aborda nos seus romances são um pouco fora do normal: anjos, experiências de quase morte e regresso à vida, viagens no tempo... são sobretudo temas que nos permitem sempre refletir.

Porque Te Amo foi um livro que comprei este ano e cuja sinopse atraiu a minha atenção. Dediquei-me a ele por ser um livro pequeno, que me ajudou a fazer uma pausa de leituras maiores e mais cansativas.

Este livro conta-nos a história de Nicole e Mark, um casal que perdeu a filha de 5 anos, quando esta desapareceu misteriosamente sem deixar rasto. Mergulhados na dor, os pais acabaram por se separar: Nicole entregou-se à carreira como violinista, e Mark desistiu de tudo e todos e tornou-se um sem-abrigo.
Tudo muda quando, cinco anos depois, a menina, Layla, reaparece tão misteriosamente como tinha desaparecido.Contudo, vem envolta num estranho mutismo. O que lhe terá acontecido? Onde e com quem esteve Layla durante os últimos cinco anos?

Porque Te Amo não se trata apenas de um livro sobre duas pessoas que perderam a filha, nem sobre o estranho desaparecimento de uma criança. Este é um livro que retrata várias facetas do sofrimento, da dor e das repercussões que esta tem na vida de cada um.

Nesta história, iremos encontrar várias personagens em sofrimento, personagens essas cuja vida se irá interligar e que precisarão de ajuda para se salvarem. Há dias ouvi na televisão a frase "ninguém se salva sozinho" e associei-a de imediato a este livro, pois penso que define muito bem a história.

As personagens que Guillaume Musso nos apresenta são cativantes e é impossível ficarmos indiferentes ao seu sofrimento. A juntar a isto, temos a escrita magistral do autor, comovente e com um toque de suspense que nos mantém agarrados ao livro.
Tal como tem acontecido nos anteriores romances, o autor deixa sempre uma mensagem que nos permite refletir acerca da nossa vida e dos comportamentos que temos perante ela.

Este não foi o meu romance preferido do autor, porém não deixou de me comover e de me cativar com aquele final absolutamente surpreendente. Penso que é um livro especial e cuja leitura recomendo a todos os apreciadores deste género literário.

Classificação: 3/5 estrelas

2 comentários:

  1. O final deste livro é mesmo surpreendente. Até um certo momento do livro estava a achar aquilo um pouco estranho... Até andava confusa com as questões temporais, mas aquele final desarmou-me!! A minha opinião vai ter de ser com spoilers :/, só assim vou conseguir apresentar o meu ponto de vista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O final foi surpreendente, mas não foi o livro que mais me tocou do autor. Depois vou espreitar a tua opinião :)

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!