quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

"Cada Suspiro Teu" de Nicholas Sparks [Opinião]


Quem lê com frequência o meu blogue, sabe que tenho um grande carinho pelas obras de Nicholas Sparks. Como sempre, fiquei muito curiosa quando soube do lançamento do seu novo romance, desta vez inspirado numa história verídica.

Adoro a capa que a editora utilizou, bastante semelhante à original e bem diferente das capas demasiado cinematográficas dos outros livros do autor. Sempre gostei muito mais de capas sóbrias.

Cada Suspiro Teu conta-nos a história de Tru Walls, guia de safaris no Zimbabué, e Hope Andersen, nascida e criada na Carolina do Norte. Tru prepara-se para encontrar o pai que nunca conheceu e Hope está a viver um momento difícil. O destino junta-os numa praia - Sunset Beach - e a magia acaba por acontecer.

O facto de saber que este romance era inspirado numa história verídica fez-me acreditar que seria daqueles de chorar baba e ranho e possivelmente com um final não muito feliz, como por vezes o autor nos tem oferecido. Por isso, iniciei a leitura, preparando-me para isso.

[Fotografia da minha autoria]

A primeira metade do livro é, na verdade, muito semelhante a outros romances do autor, em que as personagens se conhecem e uma química começa a nascer entre eles. Contudo, neste romance tudo acontece bastante depressa, o que pode deixar de pé atrás os leitores mais céticos. Se a história não estiver bem construída, poderá ser difícil acreditar que eles se apaixonam em apenas um dia e meio.

O mais doloroso para mim foi a escolha que ambos tiveram de fazer, o que os levou a uma separação dilacerante. Mas a história não acabou aí e praticamente passei a metade restante do livro mergulhada em lágrimas.

A história não teve o final que eu esperava e estou grata por isso, por o autor nos ter mostrado que, por vezes, o destino tem mesmo uma voz, e que a esperança existe sempre até ao fim.

Quero destacar um pormenor interessantíssimo, que é a caixa de correio Alma Gémea, que o autor descreve na sua nota inicial, e cujo papel é fundamental ao longo do livro.
Há ainda uma nota final do autor, onde ele nos explica um pouco mais acerca destas personagens, o que conferiu mais riqueza à sua narrativa.

Apesar de não se ter tornado um dos meus livros preferidos do autor, é uma história de amor que vale a pena conhecer e que dará ao leitor algumas horas de leitura prazerosa, embora pautada por algumas lágrimas!

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. a história não é real o que me decepcionou quando li a nota final do autor no fim do livro . Acho até "fraude " ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que seja fraude. O autor baseou-se na história daquela caixa de correio.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Boas leituras!

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!