sexta-feira, 3 de julho de 2020

Bando Lusitano | Julho: Vergonha nacional


O Bando Lusitano é uma iniciativa que partiu da Silvana e que tem como objetivo a divulgação de um livro de um autor português, todos os meses, durante um ano.
Ela dá uma temática e nós apenas temos de escolher um livro que se enquadre nela.

Este mês somos convidados a escolher um livro que represente a nossa vergonha nacional, ou seja, aquele livro que está na nossa estante e que nos deixa envergonhados por ainda não o termos lido.

Foi muito fácil descobrir o livro certo para a minha primeira participação no Bando Lusitano.

Vamos conhecê-lo?


Pois é, tenho de admitir que José Saramago é a minha vergonha nacional. Li um livro dele, pela primeira vez, em 2018: o Claraboia. Depois, em 2019, li O Conto da Ilha Desconhecia. E, desde então, as promessas que faço constantemente continuam a ser ignoradas.

Tenho na estante o Memorial do Convento e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, ambos por ler. O segundo foi-me oferecido num Natal há mais de quatro anos e sinto-me terrivelmente mal por ainda não o ter lido. Quando recebo livros como presentes, faço os possíveis por os ler com brevidade pois é uma forma de dar valor à prenda recebida. Por vezes, limito-me a guardá-los na estante e a esquecer-me deles, o que me deixa muito envergonhada.

O caso do José Saramago é uma embirração que tenho há muitos anos. Isto começou numa aula de Literatura, na universidade, em que o professor nos levou um excerto de um livro do Saramago e nos propôs, como exercício, que colocássemos a devida pontuação no texto. Certamente que o professor não teve intenção de nos desencorajar de ler Saramago, mas penso que foi nesse momento que começou a minha embirração com o autor.

Assim, como forma de me redimir um pouco, fui à estante buscar este livro e coloquei-o na minha mesinha de cabeceira. Comprometo-me a lê-lo até ao fim de 2020. 

E quanto a vocês, qual é o livro ou autor que representa a vossa vergonha nacional?

3 comentários:

  1. Saramago, também representa um pouco da minha vergonha nacional. Até agora também só li "Ensaio sobre a cegueira" e "O conto da ilha desconhecida". Não tenho propriamente um "trauma" como o teu. No meu caso acho que é mais resistência porque a escrita é complicada.
    Obrigada por participares.
    Beijinhos,
    Silvana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que é um "trauma" mas foi um episódio que nunca esqueci. Lembro-me como se fosse hoje de estar a colocar pontuação num excerto do autor.

      Mas tenho mesmo de voltar a pegar numa obra do autor!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!