«Aqueles que leram os primeiros romances correrão para a livraria mais próxima para comprar o terceiro livro. Mais uma vez, impossível parar de ler.»
NDR Kultur (Alemanha)
O Homem Ausente é o terceiro volume da empolgante série Sebastian Bergman. Já referi anteriormente mas é importante relembrar que esta série deve ser lida por ordem, uma vez que a história tem uma grande continuidade na vida das personagens.
O enredo deste livro é composto por várias histórias paralelas que, no início, não parecem ter nada em comum. Por um lado, seis corpos são encontrados enterrados no meio da neve nas montanhas de Jämtland e a Riksmord é chamada para investigar. Num outro local, uma mulher afegã, a viver na Suécia, procura respostas para o mistério do desaparecimento do seu marido, alguns anos antes. E há ainda um jornalista disposto a investigar a sua história.
O caso policial presente neste livro não é dos mais interessantes. Como sempre tem acontecido, a equipa depara-se com falta de pistas e inúmeras dificuldades. Confesso que o caso só se tornou cativante nas últimas cem páginas, quando todas as histórias paralelas se começaram a interligar.
Ao contrário do que seria de esperar, Sebastian não contribui quase nada para esta investigação. No entanto, continua a ter um papel de destaque no livro, uma vez que alimenta os acontecimentos paralelos que mantêm o leitor preso às páginas deste livro.
Se no livro anterior eu estava a sentir pena e empatia por Sebastian, agora começo a sentir uma certa perplexidade tendo em conta os seus comportamentos, alguns muito graves, que trazem sérias consequências para as pessoas que o rodeiam.
Se avaliarmos este livro unicamente como um policial, ele não será dos melhores. É tudo pouco procedimental, sem descrições macabras ou autópsias repletas de detalhes. Pessoalmente, prefiro policiais mais ricos, mais estimulantes.
Contudo, estou completamente viciada no drama que envolve estas personagens e é por elas que eu faço questão de querer ler todos os livros.
Quando ao final, o que posso dizer? Que fiquei boquiaberta, completamente em estado de choque! Detesto quando os escritores terminam capítulos daquela forma, mas terminar assim um livro é imperdoável! Porém, dado que se trata de uma série, os autores não poderiam arranjar final mais explosivo para deixar o leitor a desejar ler o volume seguinte de imediato. Estou desejosa de o fazer!
Classificação: 4/5 estrelas
Já tinha ouvido falar! Tenho mesmo de ler :)
ResponderEliminarjiaescreve.blogspot.com
Recomendo, mas a série deve ser lida por ordem! :D
EliminarBoas leituras!