sexta-feira, 2 de abril de 2021

"O Papagaio de Papel" de Marcelino Rodrigues [Opinião]


Tive a oportunidade de trabalhar com o Marcelino Rodrigues na revisão deste conto. Recordo-me de lhe ter dedicado várias horas e de não ter sido um trabalho nada aborrecido, pelo contrário, embora precisasse de olhar para cada palavra e cada frase com uma atenção redobrada, senti aquela excitação de querer ler a história toda de uma só vez para descobrir como terminaria.

Fiquei sensibilizada quando o autor desejou oferecer-me um exemplar de O Papagaio de Papel na sua versão final. Esta edição de capa dura, com ilustrações a cores, está apelativa e cativante, um trabalho muito bem conseguido e no qual se nota o cuidado do autor e o esforço que dedicou a este projeto.

O Papagaio de Papel é um conto para adultos. Certamente esta capa será cativante para crianças, mas deixo a advertência de que o conto contém cenas e ilustrações de nudez, bem como outras cenas de violência, desadequadas para crianças.

[Fotografia da minha autoria]
 
É uma história de fantasia com uma pitada de terror, ambientada no contexto atual em que vivemos. O autor situou a narrativa no início da pandemia de COVID-19 em Portugal e, posteriormente, adicionou-lhe elementos da mitologia e do bestiário tradicional português.

Um pai e um filho vão passar o confinamento domiciliário num casebre isolado em Santo Tirso mas, à medida que a quarentena se prolonga, eles vão ver-se no meio de situações surreais, a enfrentar criaturas perigosas, bem como o receio e a incerteza de um isolamento forçado. Ambos acabarão por aprender que, muitas vezes, temos de enfrentar os nossos medos se quisermos salvar aqueles que amamos.

Gostei muito de reler esta história, acompanhada pelas belíssimas ilustrações, onde por vezes me demorava de forma a observar todos os pormenores.
A escrita de Marcelino é cuidada e agradável de ler. Os capítulos curtos combinam muito bem o mistério, surpresa e suspense, pelo que é difícil largar este pequeno livro antes de descobrirmos como termina.

Recomendo vivamente o trabalho deste autor que, na minha opinião, ainda tem imenso talento a mostrar dentro do género de fantasia e terror.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!