sábado, 17 de abril de 2021

"Rapariga Silenciosa" de Tess Gerritsen [Opinião]


Tess Gerritsen foi uma das primeiras autoras de policiais que conheci, há muitos anos, quando comecei a explorar este género. Os primeiros três volumes foram adquiridos pelo meu pai, quando ele era sócio da Círculo de Leitores. Entretanto, eu dei continuidade à coleção e consegui reunir todos os 12 volumes publicados até hoje.

Rapariga Silenciosa é o nono livro da série Rizzoli & Isles, que eu recomendo que seja lida por ordem.
Somos transportados para Chinatown, o bairro chinês de Boston, e tudo começa com o aparecimento de um cadáver sem uma mão, no telhado de um prédio. São ainda encontrados dois cabelos brancos não humanos colados ao corpo.

No decorrer da investigação, algumas provas conduzem ao cenário de um crime que ocorreu dezanove anos antes: um massacre num restaurante.

Este livro é muito curioso; a autora refere nos agradecimentos que é o livro mais pessoal que escreveu e que se inspirou naquilo que a mãe lhe contou sobre a sua infância na China. Assim, esta narrativa aborda algumas lendas chinesas, especialmente a do Rei Macaco.

Desta forma, os nossos detetives vão cruzar-se com alguns acontecimentos inexplicáveis, dado que parece haver uma estranha criatura a agir em busca de justiça.

[Fotografia da minha autoria]
 
Gostei imenso de voltar a estas personagens que já conheço tão bem. Este livro não desenvolve tanto a vida pessoal dos protagonistas, dando um destaque maior à investigação criminal. No entanto, aparece uma personagem do livro anterior — Seita Maldita — que acaba por dar um contributo importante para a investigação.

Rapariga Silenciosa é uma história sobre dor, perda, vingança e justiça, sobre a linha muito ténue que separa o que está certo daquilo que é errado. Ou seja, será que há casos em que se justifica fazer justiça pelas próprias mãos? Poderá a vingança ser uma opção quando não se fez justiça?
São questões pertinentes que gostei de ver abordadas neste livro. A história mostra também o elo existente entre mães e filhas e como uma mãe estará disposta a tudo para voltar a ver a sua filha.

Não foi um dos meus preferidos da autora, porém não deixo de recomendar os seus livros. Fico com pena de quase não ver os seus livros serem falados nas redes sociais. Tess Gerritsen é a prova de que, quando pegamos em livros um pouco mais desconhecidos, acabamos por ter uma agradável surpresa.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!