«Personagens de temperamento forte, a recordação de um amor proibido deixado para trás e um triângulo amoroso que nos toca o coração.»
Publishers Weekly
Gosto bastante de distopias. Não hesitei perante a oportunidade de ler A Seleção.
Em Illéa, existe uma espécie de concurso, em que 35 raparigas do povo são selecionadas para ir viver para o palácio real, para que o príncipe possa escolher uma noiva.
Enquanto para muitas raparigas isto é a oportunidade de uma vida, para America Singer é um pesadelo, uma vez que significa que terá de virar costas ao rapaz por quem nutre uma paixão secreta.
Neste primeiro volume da série, conhecemos alguns aspetos deste mundo, ao qual posso chamar futurístico dado que existiu uma Terceira Guerra Mundial que deu origem a novos países.
O mundo não está ainda muito bem explicado. Apenas o sistema de castas está bem desenvolvido, na minha opinião, porque logo desde o início conseguimos perceber que a monarquia é a casta Um, e que as castas Seis, Sete e Oito são as mais pobres da população.
Espero que nos próximos volumes nos sejam dadas mais informações acerca do modo de funcionamento deste mundo.
Depois de alguns capítulos introdutórios, a narrativa ganha mais dinamismo quando America é selecionada e vai viver para o palácio. Aí, acompanhamos o seu dia a dia, a sua convivência com as outras raparigas (e todo os conflitos que naturalmente surgem) e a sua aproximação do príncipe.
Achei o conceito bastante interessante e esse aspeto fez-me quase devorar o livro. A escrita é acessível e por isso lê-se muito bem. Posso ter-me irritado algumas vezes com as atitudes das jovens, mas não o suficiente para perder o interesse.
Há ainda um triângulo amoroso, que estou desejosa por ver como se vai resolver, uma vez que a protagonista ainda se mostrou demasiado indecisa neste primeiro volume.
No geral, é uma história cativante para quem desejar uma leitura mais relaxante, que não exija muito esforço. Será boa para intercalar com leituras mais densas ou difíceis.
Da minha parte, vou sem dúvida continuar a acompanhar a série.
Classificação: 3/5 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!