sábado, 12 de março de 2016

"Menina de Ouro" de Chris Cleave [Opinião]


Já estou a dever esta opinião há algum tempo, pois terminei a leitura do livro ainda no mês de fevereiro.

Menina de Ouro chamou-me a atenção principalmente pelas boas críticas que recebeu e, quando surgiu a oportunidade do livro me ser emprestado, aceitei de imediato e parti para a sua leitura.

Este romance apresenta-nos três personagens - Jack, Kate e Zoe - com algo em comum: são ciclistas profissionais. Conhecemos também Sophie, uma menina de 8 anos que sofre de leucemia e que é uma criança extraordinária.

O autor tem uma escrita belíssima e transporta-nos para uma história repleta de emoções. Tanto nos faz rir à gargalhada como consegue chamar o nosso lado mais emotivo e sentimental.

É com muita mestria que Chris Cleave alterna entre passado e presente para nos dar a conhecer todas estas personagens, como se conheceram, como evoluiu a sua amizade, quais são os seus medos, as suas fraquezas, os seus sonhos... e o segredo que as une.

O autor mostra-nos com muito rigor o dia a dia de um atleta profissional, neste caso ciclistas olímpicos. É uma vida muito dura e este livro acaba por ser uma homenagem a estes atletas.

Menina de Ouro é uma história que nos fala de amor, de sacrifício, de escolhas, da luta entre o desejo e a realidade, da fama e da ambição. É uma história tocante, muito bonita e cujas personagens ficarão bem guardadas no coração do leitor. Recomendo sem qualquer dúvida.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário