domingo, 6 de março de 2016

"Um Crime no Expresso do Oriente" de Agatha Christie [Opinião]


Tenho andado com imensa vontade de me dedicar aos policiais/thrillers, um dos meus géneros literários preferidos. Por isso, quando a Silvana me emprestou este livro, não podia ter-me sentido mais radiante com a sua escolha.

Agatha Christie dispensa apresentações e é uma autora obrigatória para os amantes de policiais.

Este livro apresenta-nos um cenário muito peculiar: a ação decorre num comboio que está, surpreendentemente, cheio de passageiros para a época do ano em questão. Depois da meia-noite, um nevão obriga o comboio a parar, e pela manhã é descoberto um dos passageiros morto, assassinado com várias punhaladas.

O detetive Hercule Poirot encontra-se naquele comboio e é-lhe pedido que investigue o crime. Ele aceita o caso de imediato, acreditando que será de fácil resolução. No entanto, virá a revelar-se um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira.

Este livro está dividido em três partes: a apresentação dos factos, os depoimentos dos passageiros e, por fim, a reflexão e apresentação das soluções do crime.

Gosto muito da escrita desta autora e a forma como ela estrutura a narrativa ajuda na compreensão da história. As personagens são muitas, mas não me senti perdida nem confusa. Senti que o crime não seria assim tão fácil de desvendar como parecia, pois as pistas eram muitas e os suspeitos também. Além disso, era difícil perceber quem estava a mentir e quem dizia a verdade.

Hercule Poirot, apesar da sua personalidade peculiar - pareceu-me um bocadinho arrogante - mostrou-nos que é extremamente inteligente e perspicaz. Adorei a forma como desvendou o crime e a explicação que apresentou está muito bem fundamentada. O final deixou-me completamente de boca aberta, pois nunca me passara pela cabeça  que a solução seria aquela.

Gostei mesmo muito! É uma história original, criativa e intrigante. Um livro que vale absolutamente a pena ser lido e que é obrigatório para os fãs de literatura policial.

Classificação: 5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!