terça-feira, 17 de outubro de 2017

"Menina Boa, Menina Má" de Ali Land [Opinião]


O romance Menina Boa, Menina Má foi a minha estreia com a autora Ali Land, e quero desde já agradecer à editora Suma de Letras pela gentil oferta deste exemplar.

Menina Boa, Menina Má dá-nos a conhecer Annie, uma jovem de 15 anos que entrega a sua mãe - uma assassina em série - à polícia. Quando é colocada numa família de acolhimento, com um novo nome (Milly), espera que isso signifique um novo começo de vida.
Mas o passado não dá descanso, os segredos não a deixarão dormir e Milly vai ter de decidir se será uma menina boa ou uma menina má.

Este livro conseguiu prender-me logo desde o início, com Annie a entregar a mãe à polícia. As assassinas em série são raras na literatura e isso despertou de imediato a minha ânsia de conhecer melhor esta personagem.

Milly é colocada numa família de acolhimento, enquanto aguarda o julgamento da mãe. A família é composta por Mike (pai e psicólogo que acompanhará Milly), Saskia (uma mulher nada segura no seu papel de mãe) e Phoebe (a típica adolescente bem sucedida na escola, mas com problemas com os pais e irritada com o facto deles continuarem a acolher jovens).

Milly vai para a escola, procurando fazer uma vida normal, mas não terá a vida facilitada dado que vai começar a sofrer bullying por parte de Phoebs. Esta é uma temática que me interessa bastante e penso que a autora conseguiu abordá-la muito bem, dando-lhe um papel importante na narrativa.

Este é um livro que aborda sobretudo questões familiares e que nos faz refletir acerca do que é a maternidade. Milly cresceu com uma mãe que era tudo menos mãe, não cumpria a sua principal função de proteger e amar a criança. Percebemos que Milly não era apenas espetadora dos crimes que a mãe cometia, era também ela uma vítima.

O final não foi de todo previsível, mas acontecimentos ao longo do livro fizeram-me começar a perceber para que lado ia pender o comportamento de Milly.

No geral, é um thriller interessante, perturbador e de grande sensibilidade, que certamente ficará na recordação dos leitores.

Classificação: 4/5 estrelas

1 comentário:

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!