terça-feira, 8 de setembro de 2020

"O Evangelho Segundo Jesus Cristo" de José Saramago [Opinião]


Ler José Saramago foi uma forma de me desafiar. Sempre me senti um pouco envergonhada enquanto leitora por me ter mantido tão resistente a ler as obras deste autor. Concordo que devemos ler aquilo que nos dá prazer,  não interessando se algumas dessas leituras são mais fáceis; contudo, acredito que é enriquecedor sair da nossa zona de conforto e ler algo mais desafiante.

Deste autor, ainda só tinha lido o Claraboia — um dos seus primeiros trabalhos escritos e que surgiu antes de ele desenvolver o seu estilo — e O Conto da Ilha Desconhecida — um pequeno conto que me deu um cheirinho da sensibilidade da sua escrita.

Confesso que sempre embirrei um pouco com o autor e não foi por minha culpa. Quando estava na universidade, tive um professor de Literatura que, certa vez, nos trouxe um excerto de um livro de Saramago para fazermos um exercício de pontuação. Acredito que o professor não pretendia desencorajar-nos de ler o autor mas desde aí que cresceu em mim esta embirração injustificada.
 
Na verdade, Saramago utiliza pontuação nos seus trabalhos. Socorre-se unicamente da vírgula e do ponto final e, na verdade, nada mais é necessário. Após alguma estranheza e dificuldade inicial, a leitura flui muito melhor e o leitor é capaz de entender tudo o que lê e retirar prazer da leitura.

[Fotografia da minha autoria] 

Em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, o autor apresenta-nos a sua visão de como poderia ter sido a vida de Jesus. Ao longo destas páginas, vamos acompanhando diversos episódios bíblicos nossos conhecidos, contudo, eles apresentam um carácter mais humano e menos divino. As personagens demonstram todo o tipo de emoções humanas, como a alegria e a tristeza, a culpa e o remorso.
Neste livro, Deus é arrogante e pouco bondoso, sendo mais adepto de guerras e sofrimento.

Enquanto lia este livro senti imensa vontade de consultar a Bíblia, de forma a comparar o que está escrito nos evangelhos com o que o autor nos apresenta neste romance. Quanto do que lemos neste livro partirá da imaginação do autor?

A leitura acabou por ser mais agradável do que eu esperava e digo-vos, ainda bem que continuei a insistir comigo mesma e me desafiei a finalmente pegar neste livro. Estou muito surpreendida e desejosa de explorar um novo trabalho do autor.

Qual o teu livro preferido de Saramago? E qual me recomendas para ler a seguir?

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. Olá... revejo-me nas tuas palavras, pois também durante muito tempo tive uma certa “aversão” por Saramago. Acho que só depois de pormos os pés ao caminho sem medos é que descobrimos que andamos a perder tempo. Já li alguns títulos do autor, e particularmente gostei muito de Todos os nomes e Levantados do chão. As pequenas memórias é belíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! É verdade, acabamos por ganhar "aversão" a Saramago sem entendermos exatamente porquê. Eu não o estudei no secundário e por isso nunca cheguei a lê-lo nessa altura.
      Obrigada pelas tuas sugestões. Estou a ponderar comprar o "Ensaio sobre a Cegueira", mas o "Todos os Nomes" tem despertado a minha curiosidade. São tantas obras que acaba por ser difícil escolher a que ler a seguir...

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!