quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Balanço de leituras e Top 10 - 2020

2020 foi um ano atípico, completamente diferente de tudo o que já vivemos. Tivemos de aprender a conviver com uma pandemia e passamos muito mais tempo em casa. Para muitos de nós, leitores, os livros desempenharam um papel ainda mais importante nestes tempos conturbados.
 
Agora que o ano está mesmo a dizer adeus, chegou o momento de fazer o habitual balanço de leituras e de eleger o meu Top 10 de melhores leituras.

Este ano baixei o meu desafio do Goodreads. Não queria sentir-me pressionada e, por isso, desafiei-me a ler 30 livros. Embora tenha tido alguns momentos de desânimo em que a vontade de ler era quase nenhuma, acabei por conseguir andar sempre à frente da minha meta e ultrapassar o número de leituras a que me tinha proposto. Conforme se pode ver na imagem do meu desafio de leitura do Goodreads, completei o desafio sem dificuldade!


Assim, em 2020, consegui ler 38 livros.
Li ligeiramente mais no 2º semestre do ano, mas a diferença entre os semestres é apenas de dois livros.

Aqui estão as minhas leituras mais curta e mais longa:


Este ano li apenas 1 livro em e-book.

No total, contei 13 571 páginas lidas, valor inferior ao do ano passado, assim como o número de livros.
Li 3 livros que considerei calhamaços - com mais de 500 páginas, valor também inferior ao do ano passado.
O valor que li dá uma média de 37 páginas por dia, o que significa que tenho mantido o meu ritmo de leitura. Gosto de ler todos os dias mas geralmente, durante a semana, leio muito pouco. Acabo depois por compensar com algumas tardes de leitura!
 
 
A média de pontuação (1 a 5) atribuída aos livros no Goodreads foi de 3.9, valor que subiu ligeiramente em comparação com os dois anos anteriores.
No ano passado atribuí 5 estrelas a 8 livros; este ano foram 5 os livros que classifiquei com a pontuação mais alta. Sou exigente com os livros mas acredito que alguns merecem as 5 estrelas, por isso não devemos ter medo de as dar.

Por outro lado, não atribuí nenhuma 1 estrela, mas classifiquei 1 livro com 2 estrelas. Por muito que custe dar uma pontuação baixa a alguns livros, devemos também ser exigentes nesse aspeto.

No que diz respeito a géneros literários, os que mais se destacaram este ano continuaram a ser o thriller/policial, com quase metade das leituras dentro destes géneros. Adoro este tipo de livros, por isso é natural que continuem a ser frequentes no meu dia a dia.
As restantes leituras foram muito diversificadas, passando por vários géneros.

Conheci 18 novos autores, valor também inferior ao do ano passado. Este ano, li mais autores do sexo feminino, embora a diferença não seja grande.

Li 8 autores portugueses, valor inferior ao do ano passado. No entanto, estou bastante satisfeita com os autores que li.
Os autores portugueses que li este ano pela primeira vez foram: José Rodrigues, Joana Ferraz, Susana Amaro Velho e Manuel Monteiro.
 
Este ano também repeti vários autores: li 2 livros da Julia Quinn, da Colleen Hoover, da Chloé Esposito, do Chris Carter, do José Saramago e da Tess Gerritsen.

Relativamente à proveniência dos livros, li 17 livros comprados e 9 emprestados. Li também 3 que vieram de parcerias com editoras.

Por fim, apresento um gráfico que ilustra o progresso da leitura dos livros da minha estante. Pode-se constatar que prestei mais atenção a livros adquiridos em 2019 e 2020. No total, li 22 livros meus. No próximo ano, o objetivo será continuar a ler os livros da estante, nomeadamente os mais antigos.


Em 2020, destaco a participação em dois desafios de escrita: o Desafio de Escrita dos Pássaros e o desafio Atreves-te a Escrever?
Tenho ainda um conto publicado na antologia de Fantasia Rural O Resto é Paisagem, da Editorial Divergência.

Por fim, deixo-vos o meu habitual Top 10 de melhores leituras, sem ordem de preferência.


TOP 10 - 2020


      Resta-me desejar-vos um excelente ano de 2021 com muito sucesso a todos os níveis e consigamos finalmente ver o fim desta terrível pandemia. Espero que a vossa vida continue preenchida de amor, saúde, trabalho e, claro, bons livros para ler no novo ano que se avizinha!

      4 comentários:

      1. Olá minha querida e excelente 2021!!
        Que análise fantástica das leituras!
        És tão organizadinha!!
        A tua lista TOP 10 parece ser toda ela de grande qualidade. Tenho de ver se tenho algum cá em casa porque ando numa de ler o máximo do que já existe nas minhas prateleiras.
        Não conheço os desafios de que falas, mas vou espreitar. 2020 foi um ano complicado de desânimo nas leituras e escritas e de desorganização. Quero melhorar.
        Entretanto, lancei um desafio de leitura no meu blogue e página e adoraria que empreitasses e desses a tua opinião.
        Beijocas

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Olá, Marisa!
          Obrigada! Desejo-te também um excelente 2021!
          É verdade, sou organizada e adoro fazer estas análises detalhadas das minhas leituras.
          Em relação ao Top 10, eu recomendaria qualquer um deles sem reservas.

          Espero que 2021 te traga mais ânimo para ler e escrever! Acabei mesmo agora de publicar um desafio para lermos livros da nossa estante. :)
          Depois irei também ao teu blogue conhecer o desafio que criaste.
          Um grande beijinho,
          Daniela

          Eliminar
      2. Não consigo encontrar a origem dos desafios, mas a tua participação foi fantástica!

        (Dás-me uma ajudinha?)

        ResponderEliminar
        Respostas
        1. Referes-te aos desafios de escrita?

          Este aqui é o dos Pássaros:
          https://desafiodospassaros.blogs.sapo.pt/

          O outro foi organizado pela Vera e pela Elisabete, no Instagram. Deixo-te o blogue da Elisabete:
          https://elisabetemoliveira.pt/

          Beijinhos

          Eliminar

      Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!