sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

"Seita Maldita" de Tess Gerritsen [Opinião]


A série Rizzoli & Isles, de Tess Gerritsen, é uma das poucas séries literárias que faço questão de ler por ordem. Todos os livros escritos até ao momento (12 no total) estão traduzidos e publicados em Portugal e, embora alguns sejam mais difíceis de encontrar por já estarem esgotados, tem sido entusiasmante pesquisar e adquirir um de cada vez.

Os dois livros anteriores - O Clube Mefisto e Lembranças Macabras - centraram-se principalmente na investigação de um caso, havendo pouca evolução das histórias pessoais das protagonistas.

Seita Maldita é um livro que nos dá frio, uma vez que praticamente toda a narrativa se passa no meio da neve.
Desta vez acompanhamos Maura Isles, que vai assistir a uma conferência médica no Wyoming, onde encontra um antigo colega da faculdade. Num impulso, aceita o convite que ele lhe faz e decide passar o dia seguinte numa estância de esqui, com ele, a filha e um casal amigo.

Maura é uma mulher organizada e ponderada, com todos os pormenores da sua vida totalmente controlados. No entanto, está a passar por uma fase difícil na sua vida amorosa e, naquele momento, decide fazer algo impulsivo, sem planeamento.
Contudo, as coisas começam a correr mal quando o carro onde eles viajam fica preso na neve. Sem possibilidades de pedirem ajuda, encontram abrigo numa aldeia chamada Kingdom Come, estranhamente desabitada. Mas os seus problemas estão apenas a começar...
 
[Fotografia da minha autoria]
 
Eu diria que este livro está dividido em duas partes: a primeira centra-se em Maura e no grupo com quem ela viaja; a segunda altera um pouco o rumo, concentrando-se sobretudo na investigação de um crime.

Fiquei completamente agarrada ao livro na primeira metade, tendo lido quase duzentas páginas numa tarde de domingo. Sentia-me assoberbada pela história e incapaz de parar. Sofri imenso com os infortúnios do grupo de Maura e houve uma situação em particular que me deixou agoniada.
 
Mas o livro acabou por seguir um rumo diferente do que eu esperava e, embora isso me tivesse provocado alguma frustração, não fez diminuir o meu interesse pela história.

Posso referir que este é um livro empolgante acerca de sobrevivência. É também abordada a temática das seitas religiosas, do fanatismo e de como as pessoas obedecem cegamente ao seu líder, anulando todos os seus pensamentos e opiniões.

Estava com dúvidas sobre se deveria atribuir 4 ou 5 estrelas, tendo em conta que a segunda parte não correspondeu exatamente às minhas expectativas (por minha culpa, pois imaginei algo diferente) mas decidi-me pelas 5 pois o livro é muito bom e encontrei reviravoltas interessantes no final.

Pretendo, em breve, dar continuidade a esta incrível série. Tess Gerritsen é realmente uma autora a não perder!

Classificação: 5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!