Todas as histórias chegam ao fim e as aventuras do professor Afonso Catalão tiveram o seu último capítulo neste A Noiva Judia.
Tenho acompanhado o trabalho do Nuno Nepomuceno e foi com muita expetativa que iniciei a leitura do seu mais recente thriller.
Antes de mais, deixo a recomendação de que leias os seus livros por ordem de edição. Se não tiveres oportunidade, antes de leres A Noiva Judia, lê primeiro A Morte do Papa e O Cardeal. Estes três livros complementam-se e desenvolvem personagens comuns aos três.
A história inicia-se com o aparecimento do corpo de um homem espancado até à morte. Na mesma noite, um jovem confessa o homicídio, porém, as provas encontradas apontam para a sua inocência. O mistério vai adensar-se com o aparecimento da noiva da vítima e com um outro crime.
A Noiva Judia é uma trama que traz ao palco um conjunto de personagens que foram passando pelos diversos livros da série Afonso Catalão. Senti este reencontro com todas estas personagens como uma despedida do autor e talvez um bocadinho como uma homenagem aos que povoaram estas histórias.
Surgiram novas informações sobre o passado de Afonso Catalão e do escritor Adam Immanuel, uma personagem que gostei de conhecer, embora ele seja antipático e arrogante. A viagem ao seu passado permite perceber o traste que este homem realmente é.
A primeira metade do livro deixou-me um pouco confusa. Isto porque estava a acontecer muita coisa ao mesmo tempo, havia inúmeras ligações para fazer e a minha cabeça só perguntava «como raio é que o autor vai atar todos estes nós?»
Mas o Nuno tem o seu talento para as tramas complexas e as respostas começaram a chegar. O que este livro tem de interessante é que nos dá uma nova visão dos crimes que ocorreram em O Cardeal, daí que seja imprescindível ler esse livro primeiro.
Tinha expetativas de reencontrar as duas personagens implacáveis do livro anterior, ou seja, os dois assassinos a soldo, mas o autor não seguiu esse caminho. Quem sabe se, no futuro, possa voltar a pegar numa delas e desenvolvê-la num livro.
Embora tenha apreciado bastante A Noiva Judia, este não conseguiu conquistar o pódio, no qual continua O Cardeal, o meu livro preferido do autor.
Pela minha parte, vou ficar muito curiosa a aguardar o que o autor nos trará no futuro!
Classificação: 4/5 estrelas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!