sábado, 19 de março de 2022

«Ás de Espadas» de Faridah Àbíké-Íyímídé [Opinião]

 
«Um thriller acelerado e sinuoso que envolve muito mais do que um simples mistério.»
Alice Oseman, autora bestseller da série premiada Heartstopper
 
A Niveus é uma escola privada para alunos de elite. No seu último ano, Devon Richards e Chiamaka Adebayo são selecionados para delegado de turma e líder estudantil, respetivamente. São cargos de responsabilidade, apenas atribuídos aos melhores alunos. Para estes dois estudantes, o ano escolar está a começar da melhor forma.
Contudo, algum tempo depois, uma personagem misteriosa intitulada «Ases» começa a enviar mensagens a todos os alunos da escola, expondo segredos íntimos de Devon e Chiamaka.

Esta não é apenas uma história sobre dois alunos que se veem envolvidos em mexericos. É muito mais do que isto. Ao início, a revelação dos segredos parecia uma brincadeira de mau gosto; porém começa a tornar-se mais grave, obscura e com contornos até perigosos.

Posso afirmar que, na primeira metade do livro, me sentia curiosa por descobrir quem é que estaria por detrás do «Ases». Ao progredir mais na leitura, o «quem» passou para segundo plano e o «porquê» ganhou mais destaque. Ou seja, não me parecia tão relevante descobrir quem seria capaz de tamanha maldade, mas sim por que razão alguém estava a ser tão cruel com estes dois estudantes.

Por várias vezes, este livro me deixou perplexa e indignada com o que estava a ser feito às personagens. Era demasiado doentio mas, infelizmente, não tão descabido quanto isso na sociedade atual.

Classificando-se como um thriller YA, o livro começa por dar mais destaque à vertente YA e, aos poucos, vai intensificando o suspense. Embora me tenha sentido sempre curiosa por desvendar este enigma, senti que faltava qualquer coisa na forma como o livro me prendia. O suspense estava lá mas eu conseguia parar de ler sempre que queria. Estou habituada a ler thrillers e são o meu género preferido, e acho fundamental quando um livro me faz não querer parar de ler.

Ás de Espadas aborda temáticas muito atuais, como o racismo, a homofobia, o bullying, o elitismo, a discriminação, a diferença entre classes sociais, entre outras. Será uma leitura muito interessante para jovens, tendo em conta a vertente YA, bem como para todos os adultos que se interessem pelo tema.

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!