segunda-feira, 3 de outubro de 2022

«A Desconhecida do Sena» de Guillaume Musso [Opinião]


«O mestre francês do suspense
The New York Times, EUA

Guillaume Musso tem vários livros traduzidos e publicados em Portugal. Há já algum tempo que não havia novidades do autor e fiquei contente por ver que a Gradiva retomou as publicações.

Analisando a capa, confesso que não é das minhas preferidas. Está de acordo com o conteúdo do livro e adequa-se ao género em questão (thriller), porém, não a acho muito cativante.

Os livros que li deste autor têm todos algumas particularidades, uma vez que ele trata de temas um pouco dentro do sobrenatural, por exemplo: viagens no tempo, experiências de quase morte... Ou seja, há sempre algum pormenor de fantasia.

A Desconhecida do Sena é o primeiro thriller que leio do autor. Vamos acompanhar uma investigação policial, que se inicia quando um corpo é retirado do rio Sena: uma mulher nua, sem memória, mas viva. Mais tarde, as análises ao seu ADN revelam que ela é Milena Bergman, uma pianista famosa que... morreu um ano antes num desastre de avião.

[Fotografia da minha autoria]

É neste ponto da investigação que Roxane, uma oficial da polícia, vai encontrar Raphaël, um escritor que namorara a pianista.

Embora tenha sentido sempre curiosidade por desvendar este mistério, senti que por vezes a ação era lenta e o livro não me provocava aquela vontade compulsiva de ler, que é o que mais gosto de encontrar nos policiais e thrillers.
suspense, há ação, reviravoltas interessantes, mas precisava que o livro tivesse puxado mais por mim.

Também não senti uma ligação profunda com as personagens. Gostei da persistência de Roxane, mas não gostei do escritor.

O livro aborda um pouco as temáticas do teatro e de deuses gregos. Não são temas que me entusiasmam por completo, mas posso afirmar que a história está bem construída e conta com um final um pouco diferente de outros policiais (e que me surpreendeu).

Classificação: 3/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!