terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço de leituras e Top 10 - 2013

Mais um ano chegou ao fim e chegou o momento de fazer o balanço das minhas leituras. Este foi um ano bastante desanimador a nível profissional, o que, por um lado, me deixou mais tempo para ler, mas por outro, os momentos de desânimo impediam-me de avançar com as leituras.
Desafiei-me inicialmente a tentar ler 80 livros mas, nos últimos meses do ano, acabei por baixar este valor para 60, pois não iria conseguir atingir a minha meta inicial.

Desta forma, em 2013 consegui ler 64 livros, menos 5 do que no ano passado. Destes, cerca de 56% foram lidos no 1º semestre do ano.
Os meses em que mais li foram fevereiro e junho.
O livro mais longo que li tinha 526 páginas e o mais curto tinha apenas 93 páginas.
No total, contei 20887 páginas lidas, um valor também inferior ao do ano passado.

No que diz respeito a géneros literários, os dois géneros mais lidos foram o romance contemporâneo e o policial, mas em geral consegui fazer leituras bastante diversificadas, o que me deixou contente!
Conheci imensos autores novos, quase na totalidade autores estrangeiros. Este ano só li 2 livros de autores portugueses, o que considero imperdoável e espero no próximo ano poder dar mais atenção à literatura nacional.

Relativamente à proveniência dos livros, 24 foram-me emprestados através do Clube BlogRing, do qual faço parte; 23 vieram da biblioteca; e os restantes foram trocados através do winkingbooks ou foram ganhos em passatempos. Este ano não li nenhum livro que eu tenha comprado.

De seguida, apresento o meu Top 10 de melhores leituras, sem ordem de preferência.


Top 10 - 2013


Resta-me ainda desejar um excelente 2014 a todos; que seja um ano de sucesso profissional e pessoal, de muita saúde e boas leituras!

4 comentários:

  1. Só li 3 da lista, mas quero ler pelo menos mais dois :P

    ResponderEliminar
  2. Um balanço muito positivo!! ;D

    Quero ler "Os Jogos da Fome" e "O Circo dos Sonhos" em 2014 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, apesar de tudo foi bastante positivo!

      Boas escolhas; espero que gostes :D

      Eliminar