quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Balanço de leituras e Top 10 - 2014

O ano chegou ao fim e estou pronta para fazer o balanço das minhas leituras. Este ano não foi muito melhor do que 2013 a nível profissional, para grande desespero meu, portanto nem sempre tive a melhor das disposições para ler.
Desafiei-me a tentar ler 50 livros e consegui ultrapassar esse valor, tal como se pode verificar no resultado do meu desafio de leitura do Goodreads!


Assim, em 2014 consegui ler 55 livros e 2 contos, menos 7 do que no ano passado. Destes, cerca de 56% foram lidos no 1º semestre do ano. O mês em que mais li foi agosto e aquele em que menos li foi setembro.
Do total de livros lidos, 18 eram os chamados calhamaços, isto é, tinham mais de 400 páginas.
O livro mais longo que li tinha 688 páginas e o mais curto tinha apenas 166 páginas.
No total, contei 18926 páginas lidas, valor que também se mostrou inferior ao do ano passado.

Este ano anotei ainda os dias que demorei a ler cada livro e posso referir que, em média, demorei aproximadamente 7 dias a ler cada livro.
A média de pontuação (1 a 5) atribuída aos livros no Goodreads foi de 3.6, valor ligeiramente inferior ao do ano passado.

No que diz respeito a géneros literários, houve uma grande predominância na leitura de romances contemporâneos, porém também se destacaram os thrillers/policiais e os livros do género fantasia. Fiz outras leituras bastante diversificadas, o que me deixou muito contente.

Conheci 32 novos autores e li predominantemente autores do sexo feminino. Além disso, li 11 autores portugueses, valor bastante superior ao do ano passado e que me deixou bastante satisfeita por cumprir o objetivo de investir mais na literatura portuguesa.

Relativamente à proveniência dos livros, 25 foram-me emprestados através do Clube BolgRing, do qual faço parte; 11 vieram da biblioteca; 7 foram adquiridos através de trocas no Winkingbooks; e os restantes foram ganhos em passatempos, comprados ou emprestados. Este ano recebi os meus dois primeiros livros provenientes de parcerias com autores.

De seguida, apresento o meu Top 10 de melhores leituras, sem ordem de preferência.


Top 10 - 2014


Resta-me desejar um excelente e próspero 2015 a todos vós; que seja um ano de conquistas profissionais e pessoais e que não vos falte saúde, amor e bons livros para ler!

2 comentários:

  1. Uau, assim é que vejo a quantidade de livros que por aí há e poucas horas do dia para os ler. Desta lista ainda não li nenhum, já conhecia alguns mas ainda não os agarrei. Estão na lista de espera ;) e já agora, bom ano! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há sempre tantos livros em lista de espera para ler, nunca os conseguimos ler todos!

      Obrigada e um bom ano também para ti!
      Beijinhos

      Eliminar