segunda-feira, 13 de abril de 2015

"Ligação" de Soraia Pereira [Opinião]

Antes de mais, quero agradecer à Silvana por me ter emprestado este livro no âmbito do nosso projeto Empréstimo Surpresa.

É sempre com agrado que procuro ler e conhecer novos autores portugueses. Ligação é o primeiro livro da jovem escritora Soraia Pereira e apresenta-nos a história dos Anjos Negros, vampiros que defendem a humanidade e lutam contra os Sombras.

Para começar, quero salientar um aspeto que achei muito positivo: a forma como este mundo está descrito. Há explicações acerca dos Anjos Negros e dos Sombras, quem são, como surgiram, quais as suas funções no mundo, as suas regras, quem são os seus inimigos, entre outros. Isto permite ao leitor ter uma ideia bastante clara do mundo que a autora construiu.

Quanto às personagens, surpreendentemente não me afeiçoei muito ao casal principal, a Jessica e o Leonardo. Embora tenha gostado da personalidade de Jessica, achei que a sua história podia ter sido mais desenvolvida. As personagens com passados sombrios são cativantes quando esse passado nos é revelado e nos faz sentir empatia pela personagem. O Leonardo, por seu lado, irritou-me imenso ao longo do livro pois sempre me pareceu muito infantil; descrevo-o mais como um adolescente tolo com as hormonas aos saltos do que como um homem, um guerreio com centenas de anos.

Uma personagem que me cativou bastante foi o A'larick; adoro personagens mal-humoradas, envoltas em mistério e um nadinha psicopatas. Creio que seria interessante se a autora escrevesse um livro sobre ele, a contar a sua história e a dar-nos a conhecer melhor aquele guerreiro e o porquê dele ser como é.

A escrita da autora foi um aspeto que me desiludiu um pouco, nomeadamente os diálogos. A escrita em si é fluida e muito acessível, mas os diálogos em estilo coloquial não me cativaram de todo. Havia demasiadas expressões predominantemente utilizadas pelos jovens, frases feitas, clichés, que não fizeram mais do que aborrecer-me. Pessoalmente gosto de diálogos bem construídos e que façam a história avançar.

Por fim, quero salientar como positivo o facto da história se passar em Nova Iorque, mas senti que fazia falta mais descrições de lugares, mais ação fora da mansão dos Anjos Negros.

No geral, foi uma leitura que conseguiu entreter-me mas que não me deixou extasiada. Gostaria de ler, no futuro, a continuação desta história (aquele final deixa qualquer leitor a morrer de curiosidade!) pois acredito que a autora tem bastante potencial para melhorar.

Classificação: 2/5 estrelas

2 comentários:

  1. Desta vez fui eu que não acertei nos teus gostos...
    Não podemos acertar sempre, não é :P? Apesar de tudo fico feliz por pelo menos a leitura de te entreter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos gostos acertaste, eu gosto imenso de fantasia :)
      Não gostei tanto da linguagem dos diálogos, como referi na opinião, mas com uma revisão esta história podia melhorar bastante!
      Apesar de tudo, foi bom conhecer a autora!

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário e pelo tempo que dedicaste a ler o que escrevi!