terça-feira, 8 de setembro de 2015

"Sonhos Proibidos" de Lesley Pearse [Opinião]

Este livro chegou cá a casa no âmbito do projeto Empréstimo Surpresa que partilho com a Silvana. Foi, assim, o terceiro livro que li da autora este ano e, como se costuma dizer, à terceira é de vez. A Silvana conseguiu acertar em cheio na escolha que fez, e enviou-me um livro que me conquistou e arrebatou as minhas emoções, fazendo-me rir, chorar e permanecer num constante estado de ansiedade quando não estava a ler.

Sonhos Proibidos conta-nos a história de Belle, uma jovem inglesa de 15 anos, que sempre teve uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, nunca se apercebeu de que a casa onde vive é, na realidade, um bordel gerido pela própria mãe.
A verdade acabará, no entanto, por se revelar da pior forma. Para Belle, será no terrível dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Mais tarde, é raptada pelo mesmo criminoso, enviada para França e vendida a um bordel. É assim que se inicia a história desta jovem heroína, cuja vida seguiu um caminho que ela nunca imaginaria.

O tema da prostituição é um tema que considero fascinante e, em simultâneo, arrepiante. Este livro transporta-nos para o meio das redes de tráfico de seres humanos, neste caso especificamente o rapto de jovens raparigas para serem vendidas a bordéis.
A autora explorou muito bem esta temática, mostrando-nos uma realidade angustiante, episódios capazes de atormentar as nossas emoções e de nos deixar com o coração nas mãos. 

Belle é uma personagem maravilhosa e com quem rapidamente sentimos uma grande empatia. Apesar das dificuldades, ela luta todos os dias por fugir da situação em que está, pensando sempre na sua família e no enorme desejo de voltar para junto deles.

Ao longo do livro, vamos conhecendo inúmeras personagens que tornam a história dinâmica e com surpresas constantes. Gostei muito da Mog, pelo grande carinho que tinha pela Belle, e adorei o Étienne, uma personagem que me cativou e me deixou curiosa por conhecê-lo melhor.

A escrita da autora é, como habitualmente, muito fluida e dinâmica, transportando-nos rapidamente para dentro da história. Existe um grande teor dramático, aspeto já familiar aos fãs da autora. Com Lesley Pearse, sabemos que vamos ser surpreendidos ao virar de cada página, com reviravoltas que se mantêm até ao último capítulo.

Em conclusão, foi com este livro que a autora finalmente me conquistou! Posso dizer que Sonhos Proibidos se tornou no meu livro preferido de Lesley Pearse. É uma história maravilhosa, cativante e que deixará saudades. A novidade boa é que a história continua no livro A Promessa e espero lê-lo assim que a oportunidade surgir.

Classificação: 5/5 estrelas

2 comentários:

  1. o seguinte é a promessa mas depois ainda existe o "és o meu destino" como terceiro livro da saga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só depois de escrever esta opinião é que me apercebi que afinal a saga da Belle tem 3 livros, fiquei mesmo contente! Espero poder lê-los em breve!
      Beijinhos

      Eliminar