quinta-feira, 28 de abril de 2016

"Sala de Espera" de Daniel Sampaio [Divulgação]

Título: Sala de Espera
Autor: Daniel Sampaio
Edição: 2016
Editora: Editorial Caminho
Páginas: 192
PVP: 12,90€

Sinopse:

Neste novo livro de Daniel Sampaio encontramos algumas respostas para temas dos nossos dias. Num conjunto de sábias crónicas, bem ao jeito do autor, são estas algumas das questões tratadas por Daniel Sampaio e para as quais encontrará propostas de solução:

- Como proceder perante a utilização excessiva dos computadores pelos mais novos.
- O que se entende por alienação parental, guarda partilhada e responsabilidades parentais em divórcios litigiosos.
- O que são pais tóxicos e como podem os filhos reagir.
- O padrasto pode fazer de pai ou não? O livro diz que sim.
- Por que razão está tão difícil a relação entre o professor e o aluno nas nossas escolas? Que poderemos melhorar?
- Vale a pena ensinar Os Lusíadas como se faz agora?
- Que atitude tomar perante os jovens que bebem em excesso?
- Que fazer com as recordações do Natal da nossa infância?
- Vale a pena acreditar na mentira do ranking das escolas? O autor diz que não.

Sobre o autor:

Daniel Sampaio escreve sobre as famílias, os casais e os jovens dos nossos dias. Nos seus livros, tem dado especial atenção aos comportamentos de risco na adolescência e as questões da escola.
Dos títulos que publicou destacam-se Ninguém Morre Sozinho (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), Inventem-se Novos Pais, A Arte da Fuga, Tudo o Que Temos Cá Dentro e Lavrar o Mar. A versão teatral do seu livro Vagabundos de Nós foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio de Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. Em 2008 publicou A Razão dos Avós, um livro oportuno sobre o diálogo entre gerações. Seguiram-se Porque Sim (2009), um conjunto de crónicas muito abrangentes sobre os jovens, a família e a educação, temáticas que retomou em 2011 com o novo livro de crónicas intitulado Da Família, da Escola, e Umas Quantas Coisas Mais e com a obra Memórias do Futuro, Narrativa de Uma Família (2010). Em 2011, em colaboração com Gonçalo Sampaio, publicou Crime na Escola, o seu primeiro livro para jovens. Em 2012 veio a publico Labirinto de Mágoas – as crises do casamento e como enfrentá-las e, em 2013, Diário dos Tempos de Crise e, de novo com a colaboração de Gonçalo Sampaio, Crime na Casa Abandonada. Em 2014 publicou O Tribunal É o Réu – As Questões do Divórcio. Sala de Espera é o seu último livro de crónicas.
Daniel Sampaio está editado no Brasil e em Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário