quarta-feira, 5 de outubro de 2016

"Cartas por um Sonho" de Ángeles Doñate [Opinião]


Este livro chegou a minha casa sem eu estar à espera, o que foi uma ótima surpresa. Agradeço desde já à editora Suma de Letras (do Grupo Editorial Penguim Random House) pela oportunidade que me deu de conhecer esta história.

Cartas por um Sonho dá-nos a conhecer a pequena aldeia de Porvenir que, com a chegada do Inverno, recebe uma má notícia: vão fechar a estação de correios e transferir os funcionários para a cidade. Sara é a única carteira da aldeia e, com três filhos pequenos para sustentar, receia perder o seu emprego, ou ter de se mudar para a cidade, deixando assim a aldeia que tanto ama.
Rosa é a vizinha de Sara, uma senhora de oitenta anos, capaz de fazer qualquer coisa para evitar que Sara e os filhos sofram. E assim decide escrever uma carta...
Este pequeno gesto vai dar início a uma corrente de cartas, que mudará não só a vida de Sara como também de toda a aldeia.

Este livro acaba por ser uma homenagem às cartas, à palavra escrita, numa altura em que a comunicação virtual tem um enorme destaque na vida de todos nós.

Através das cartas, vamos conhecendo diversas personagens daquela aldeia, e todas acabam por partilhar o seu dia-a-dia, os seus sonhos, os medos e as frustrações. Vemos o seu entusiasmo quando recebem as cartas e, de certa forma, identificamos aquele sentimento.
A expectativa é sempre grande quando abrimos a caixa do correio, e a surpresa é ainda maior se encontramos lá dentro uma carta ou um postal escritos à mão.

Ángeles Doñate oferece-nos uma história ternurenta e aconchegante, ótima para ser lida em qualquer altura do ano. É um livro que recomendo a qualquer leitor, por ser uma leitura leve e capaz de provocar pequenos sorrisos.

Classificação: 3/5 estrelas

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá,
    Parece ser um livro giro. Um dia talvez consiga ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      É um livro muito fofo; espero que um dia tenhas oportunidade de o ler :)
      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar