quinta-feira, 9 de março de 2017

"Caçadores de Cabeças" de Jo Nesbø [Opinião]


Esta foi a minha primeira experiência com Jo Nesbø, autor que apenas conhecia de nome, portanto não tinha qualquer expectativa em relação a este livro.

O protagonista deste livro é Roger Brown, o caçador de cabeças mais bem sucedido da Noruega. Trabalha como recrutador, procurando e seleccionando altos quadros para as maiores empresas. Roger é um homem de sucesso: tem um emprego altamente remunerado, uma mansão luxuosa e uma mulher lindíssima que é dona de uma galeria de arte frequentada por pessoas de elite.
Contudo, por detrás desta fachada, Roger dedica-se ao perigoso jogo do roubo de obras de arte.

Roger é um protagonista incomum: é inteligente, calculista e com uma inabalável autoestima. Consegue ser desagradável, manipulador e ter atitudes nada dignas de respeito, mas isso não impede que o leitor simpatize com ele. Eu torci por ele e pela concretização dos seus objetivos.

O livro lê-se muito bem, tem uma boa estrutura e, embora o início seja lento, rapidamente a narrativa ganha ritmo e grandes doses de ação, suspense e perigo. Roger vê-se envolvido numa perseguição que o poderá levar à morte e tem de usar toda a sua inteligência para despistar este perseguidor.

O que mais gostei neste thriller foi o final e a forma como o autor nos manipulou. Leva-nos a ver os acontecimentos de uma forma e, posteriormente, apresenta um desfecho completamente diferente. Fiquei realmente boquiaberta com as reviravoltas deste livro!

Aconselho esta leitura a apreciadores do género e vou, certamente, procurar mais obras do autor para ler futuramente.

Classificação: 3/5 estrelas

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Nesse aspeto não posso ajudar; este foi o primeiro livro que li do autor :)
      Beijinhos

      Eliminar