quinta-feira, 8 de março de 2018

"Boneca de Trapos" de Daniel Cole [Opinião]


Antes de mais, quero agradecer à Suma de Letras por me ter dado a oportunidade de ler este livro antes da sua data de publicação e, dessa forma, me ter permitido conhecer um novo autor.

Boneca de Trapos é a mais recente grande aposta da Suma de Letras. A editora tem-nos trazido thrillers diversificados e este é o primeiro romance do autor inglês Daniel Cole.

Imaginem um corpo formado pelos membros de seis vítimas, suturados grosseiramente, e dispostos como se fosse uma marioneta. Macabro, não é?
É com esta imagem brutal que os detetives se deparam.

William Fawkes é um controverso detetive que esteve suspenso por agressão a um suspeito. É no local do crime que encontra a antiga colega Emily Baxter e ambos têm a certeza de terem encontrado um daqueles grandes casos capazes de mudar carreiras.
Enquanto tentam identificar as seis vítimas, é divulgada uma lista com os nomes de seis pessoas e as datas em que o homicida tenciona assassiná-las.
O último nome da lista é o de Fawkes.


Um dos aspetos que mais me atraiu neste livro foi a lista com os nomes das próximas pessoas que iriam ser assassinadas. Numa verdadeira corrida contra o tempo, os detetives tinham de fazer tudo para identificar as vítimas que formavam o tenebroso cadáver, assim como proteger as próximas vítimas.
E isto não foi tarefa fácil perante um assassino que parecia omnipresente e capaz de tudo, cometendo os assassínios mesmo debaixo das barbas dos agentes policiais.

As personagens estão muito bem construídas, com as suas falhas e características únicas. Gostei especialmente da persistência de Edmunds, o jovem que foi transferido do Departamento de Fraudes e que trabalhou pela primeira vez num caso de homicídio. Foi um dos agentes que mais se dedicou ao caso, mesmo pondo em risco a sua vida pessoal e acabando por dormir várias noites no sofá.

Fawkes é o detetive que se tornou famoso pelas piores razões: agrediu um suspeito quando não se fez justiça. Agora, continua a ser um homem marcado pelos fantasmas do passado; é uma personagem complexa com quem não é fácil simpatizar dado que se nota que existe uma aura sombria ao seu redor.

Este livro proporcionou-me uma leitura completamente viciante. A história decorre a bom ritmo, há mistério, suspense e tensão vai crescendo ao longo da narrativa.
Boneca de Trapos é uma excelente estreia e estou muito curiosa com a continuação desta série.
Se apreciam histórias intensas e imprevisíveis, então não deixem escapar a oportunidade de ler este livro!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário