sábado, 3 de novembro de 2012

"O Hobbit" de J. R. R. Tolkien [Opinião]

Dado que se aproxima a data de estreia da primeira parte do filme "O Hobbit", decidi ler o livro antes para conhecer a história e poder compará-la, mais tarde, à versão cinematográfica.

Este livro de J. R. R. Tolkien conta as aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit apreciador de vida calma e conforto, quando se junta a um grupo de anões em busca de um tesouro guardado por um terrível dragão.
Bilbo viverá inúmeras aventuras e encontrará elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversará com o dragão Smaug e estará ainda presente na Batalha dos Cinco Exércitos.

Já li a trilogia "O Senhor dos Anéis" há vários anos e lembro-me de ter achado os livros muito descritivos. Este apresenta também algumas descrições mas lê-se muito melhor e tem uma linguagem mais dirigida ao público infanto-juvenil.

Gostei imenso de rever algumas personagens, nomeadamente o feiticeiro Galdalf, e de conhecer melhor alguns dos costumes dos hobbits. A minha parte preferida foi quando Bilbo encontrou o anel e como, mais tarde, fugiu do Gollum. Já tinha lido várias menções a este encontro na trilogia e foi muito bom poder ler mais detalhadamente como tudo aconteceu.

Em suma, é um livro interessante que antecede "O Senhor dos Anéis" e que se pode ler em qualquer altura. Recomendo a sua leitura e, por agora, resta-me ficar a aguardar o filme!

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário