sábado, 15 de dezembro de 2012

2013 - Desafio 5x5

Aproxima-se cada vez mais o novo ano e, além do desafio anual do GoodReads, decidi criar o meu próprio desafio para 2013. Escolhi 5 categorias e o objetivo é ler 5 livros que se insiram em cada uma dessas categorias, ao longo do ano.
 

E as categorias escolhidas por mim são as seguintes:

- Ler 5 livros de autores portugueses
Somos bombardeados com tanta literatura estrangeira que temos tendência a esquecer um pouco o que se escreve em Portugal. Eu pretendo continuar a explorar a literatura nacional, procurando novos autores ou acompanhando outros já conhecidos.

- Ler 5 livros relacionados com psicologia
Esta é a minha área de formação, pelo que desejo continuar a dirigir algumas leituras a esta temática.

- Ler 5 clássicos da literatura
Não tenho por hábito ler clássicos, portanto chegou o momento de começar a explorar alguns autores e títulos pelos quais sinto curiosidade.

- Ler 5 livros pertencentes a uma série/trilogia
Este ano quero dar um maior destaque a séries e/ou trilogias e nada melhor do que incluir 5 desses livros aqui no desafio.

- Ler 5 livros do género fantasia
A fantasia é um género literário do qual gosto imenso, embora ultimamente não tenha feito leituras neste âmbito. Assim, proponho-me a dar alguma atenção à literatura fantástica ao longo do ano.

Criei uma página própria para o desafio, de forma a que possa ser consultado com mais facilidade. Já lá coloquei algumas sugestões de livros que poderei ler, em cada categoria. Irei também atualizar a página sempre que concluir a leitura de algum livro do desafio e escrever a respetiva opinião.

4 comentários:

  1. Bom sorte com o desafio, eu fiz um o ano passado e não consegui cumprir :(

    Deixei-te um selo no meu blogue :)

    http://arttemizzabooks.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-iniciativa-leitura.html

    ResponderEliminar
  2. Arttemizza Lia, obrigada pelo selo; vou responder quando puder :)

    Em relação ao desafio, eu tentei fazer um que obedecesse a alguns livros que quero ler, em qualquer altura do ano, portanto penso que não será difícil cumprir!

    ResponderEliminar
  3. Eu tb pensei o mesmo, até porque ler um livro de um autor português todos os meses não é assim tão difícil de cumprir, no entanto, ao fim de 4 meses pimba... ainda pensei em ler dois no mesmo mês para recuperar mas ainda foi pior a emenda que o soneto...
    Ainda não sei se vou criar algum para ler o próximo ano.

    ResponderEliminar
  4. Arttemizza Lia, mesmo assim ter de ler um livro específico por mês pode ser mais complicado de inserir no plano de leitura. E é mais fácil de falhar caso precises de dar prioridade a livros emprestados, por exemplo. Por isso criei um desafio que me dê mais liberdade :)
    Vou ficar atenta caso cries algum!

    ResponderEliminar