domingo, 17 de fevereiro de 2013

"A Revolta" de Suzanne Collins [Opinião]

Terminei o último livro da trilogia Os Jogos da Fome e sei que vou sentir imensas saudades de toda a emoção que senti ao longo dos livros, bem como das personagens.

Depois do final surpreendente do segundo volume, confesso que as minhas expectativas para este livro eram muito elevadas.
Começando de forma calma, somos confrontados com personagens muito transtornadas, principalmente a Katniss que, na minha perspectiva, foi a personagem que mais mudou. Estava muito fragilizada, muito fraca, sem vontade própria, neste livro. E eu gostava muito mais da Katniss forte, corajosa e determinada.

Em relação aos volumes anteriores, que eram extremamente viciantes e de leitura compulsiva, este desiludiu-me imenso. Foram poucas as vezes que senti aquele impulso de ler o livro todo de uma vez. Além disso, não o achei tão emocionante como os anteriores. Se não conhecesse já as personagens, provavelmente teria achado o livro muito chato, dado que se centrou apenas na guerra e na revolta. Todo o livro tem uma aura obscura, com tanto sofrimento e mortes, o que acaba por deprimir um pouco.

Também senti muita falta dos Jogos. É verdade que são um conceito macabro mas foi isso que deu a espetacularidade aos volumes anteriores. Por esta razão, este último volume mostra-se muito diferente.

Estava indecisa entre atribuir 3 ou 4 estrelas; optei pelas 4, devido à maior ação que surgiu perto do final do livro e que me prendeu muito mais. Os últimos capítulos tiveram aquele gostinho de leitura compulsiva.

Em relação ao final, fiquei contente, embora me pareça que tenha sido forçado. Compreendo a intenção da autora em dar um final feliz à nossa protagonista, mas a Katniss sempre se manteve tão indecisa e nunca senti que ela amasse verdadeiramente quer o Peeta, quer o Gale.
As mortes, como é óbvio, estavam inerentes a um cenário de guerra como este, mas a autora foi má com algumas das personagens que eu gostava que tivessem sobrevivido.

Em suma, esta é uma trilogia que vale realmente a pena. Os primeiros dois livros são fantásticos; este terceiro, embora muito mais dramático, é necessário para que se dê uma conclusão à história.

Classificação: 4/5 estrelas


Volumes anteriores:
Os Jogos da Fome
Em Chamas

2 comentários:

  1. Eu vi o primeiro filme e estou desejosa que saia o segundo! Quanto aos livros já me falaram muito bem também! Beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Joana Filipa, o 1º filme está muito bom, mesmo fiel ao livro. Espero que o segundo também mantenha o mesmo nível.
    Os livros são ainda melhores, principalmente os 2 primeiros! Lê!! Assim já matas a curiosidade sobre o que acontece no 2º :)

    bjinho

    ResponderEliminar