segunda-feira, 4 de março de 2013

"Divergente" de Veronica Roth [Opinião]

Divergente marca a estreia da autora Veronica Roth no mundo literário.
Este livro retrata um novo mundo distópico e a ação passa-se em Chicago. A sociedade encontra-se dividida em 5 fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica.
Todos os anos, numa cerimónia, os jovens de dezasseis anos devem escolher uma fação à qual irão pertencer durante o resto da sua vida.
Beatrice Prior vai ter de escolher entre ficar com a sua família...ou ser quem realmente é. A sua decisão vai acabar por surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Gostei muito da escrita da autora, que nos consegue cativar logo desde o início. Não só a escrita é bem estruturada, como todo o livro é muito dinâmico, sempre cheio de ação, o que ajuda a ler vários capítulos de um só fôlego e a não ter vontade de largar o livro.

As personagens são todas muito interessantes e bem caracterizadas; é fácil sentir empatia por elas, mesmo pelos maus da história.

Existe também um romance entre duas das personagens principais. Adorei a forma como ele foi desenvolvido, muito natural, ternurento, mas sem se tornar lamechas e sem exagerar nos dramas dos adolescentes apaixonados. A autora centrou o enredo na história das personagens, no seu crescimento dentro da fação e colocou o romance num segundo plano, mas este manteve-se convincente e marcante.

Existe, entre os leitores, a tendência a comparar este livro (que dá início a uma série) com a trilogia Os Jogos da Fome. Pessoalmente, achei Os Jogos da Fome muito mais empolgante, mas não deixei de gostar imenso deste livro e de o considerar igualmente original.

Ficarei à espera de novidades da tradução do segundo livro pois estou curiosa com a continuação desta história.

Classificação: 4/5 estrelas

2 comentários:

  1. Também acabei de ler o livro e foi a minha estreia no genero distopico.
    Gostei bastante da historia e envolveu-me de tal maneira que mal conseguir deixar o livro de lado.Já agora há alguma novidade da saida do 2º?

    ResponderEliminar
  2. Marta Dias, acho que ainda não se sabe nada da publicação do 2º livro. Teremos de aguardar!

    boas leituras :)

    ResponderEliminar