Este livro retrata um novo mundo distópico e a ação passa-se em Chicago. A sociedade encontra-se dividida em 5 fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica.
Todos os anos, numa cerimónia, os jovens de dezasseis anos devem escolher uma fação à qual irão pertencer durante o resto da sua vida.
Beatrice Prior vai ter de escolher entre ficar com a sua família...ou ser quem realmente é. A sua decisão vai acabar por surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Gostei muito da escrita da autora, que nos consegue cativar logo desde o início. Não só a escrita é bem estruturada, como todo o livro é muito dinâmico, sempre cheio de ação, o que ajuda a ler vários capítulos de um só fôlego e a não ter vontade de largar o livro.
As personagens são todas muito interessantes e bem caracterizadas; é fácil sentir empatia por elas, mesmo pelos maus da história.
Existe também um romance entre duas das personagens principais. Adorei a forma como ele foi desenvolvido, muito natural, ternurento, mas sem se tornar lamechas e sem exagerar nos dramas dos adolescentes apaixonados. A autora centrou o enredo na história das personagens, no seu crescimento dentro da fação e colocou o romance num segundo plano, mas este manteve-se convincente e marcante.
Existe, entre os leitores, a tendência a comparar este livro (que dá início a uma série) com a trilogia Os Jogos da Fome. Pessoalmente, achei Os Jogos da Fome muito mais empolgante, mas não deixei de gostar imenso deste livro e de o considerar igualmente original.
Ficarei à espera de novidades da tradução do segundo livro pois estou curiosa com a continuação desta história.
Classificação: 4/5 estrelas
Também acabei de ler o livro e foi a minha estreia no genero distopico.
ResponderEliminarGostei bastante da historia e envolveu-me de tal maneira que mal conseguir deixar o livro de lado.Já agora há alguma novidade da saida do 2º?
Marta Dias, acho que ainda não se sabe nada da publicação do 2º livro. Teremos de aguardar!
ResponderEliminarboas leituras :)