quinta-feira, 7 de março de 2013

"O Assassino das Sombras" de Lisa Gardner [Opinião]

Este é o segundo volume da série Quincy & Rainie, que teve o seu início com o título "Minha até à Morte".

Neste livro, é a agente Rainie Conner quem recebe um maior destaque, quando é chamada para investigar um tiroteio numa escola. Infelizmente, estes crimes têm sido cada vez mais comuns, principalmente nos Estados Unidos.
Para quem se interessa por esta temática, posso recomendar a leitura de "Temos de Falar Sobre o Kevin" de Lionel Shriver e "Dezanove Minutos" de Jodi Picoult, dois livros que já tive oportunidade de ler no passado e que, embora não sejam policiais, abordam este chocante tema dos massacres nas escolas.

Tal como mencionei, a ação inicia-se com um tiroteio numa escola, acontecimento que deixa a pacífica cidade de Bakersville completamente destroçada. Um aluno confessa imediatamente o crime, mas as pistas começam a revelar que talvez ele não seja o culpado.
A agente Rainie é a responsável pelo caso e vai fazer tudo para descobrir a identidade do verdadeiro assassino, mesmo que isso ameace expor o seu passado sombrio.

É neste livro que, num clima de tristeza e de choque que envolve os habitantes de Bakersville, a autora nos dá a conhecer o passado terrível de Rainie. Foram os acontecimentos do seu passado que motivaram o assassino a cometer este crime.

O agente Pierce Quincy desloca-se à cidade para ajudar a resolver este hediondo crime. Como psicólogo e especialista em perfis criminais, ele vai, não apenas compreender a mente do assassino, mas também criar uma relação empática com Rainie, ajudando-a a abrir-se e a expulsar alguns dos fantasmas que a perseguem.
Quincy encontra-se no momento a passar uma fase dolorosa, visto que a sua filha mais velha está no hospital ligada às máquinas de suporte de vida. Desta forma, ele e Rainie acabam por se apoiar mutuamente e iniciar uma relação que certamente terá mais desenvolvimentos nos livros seguintes desta série.

Lisa Gardner consegue estruturar as suas histórias na perfeição, centrando-se principalmente no lado psicológico, nas emoções e motivações das personagens, na dor e nos traumas do passado. Neste livro são ainda abordadas as relações familiares e os acontecimentos de vida que podem levar uma criança ou adolescente a cometer um assassínio em massa.

Cada vez estou mais fascinada pelas obras de Lisa Gardner, que têm tudo o que eu gosto! O 3º livro desta série, que já li, é "A Vingança de Olhos Negros"; o 4º intitula-se "A Hora da Morte" e tenciono lê-lo muito brevemente.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário