sábado, 29 de junho de 2013

"O Circo dos Sonhos" de Erin Morgenstern [Opinião]

"O Circo dos Sonhos" é o romance de estreia de Erin Morgenstern e posso desde já afirmar que foi uma leitura surpreendente para mim.

Adorei o formato deste livro, lindíssimo desde a capa e a contracapa até ao seu interior e às páginas divisórias entre as várias partes.

Sem querer repetir a sinopse, este é um circo itinerante especial e misterioso que chega sem avisar e só está aberto à noite. Nele, os sonhos e a ilusão confundem-se com a realidade.
A história é contada através de avanços e recuos temporais, passando também por variadíssimos locais, à medida que o circo se vai deslocando de cidade em cidade. As mudanças temporais permitem-nos acompanhar o crescimento das personagens, nomeadamente dos dois protagonistas, Celia e Marco, treinados desde crianças para um exigente jogo de imaginação e determinação, onde apenas um pode sobreviver.

A escrita da autora é maravilhosa e extremamente cativante; há algumas partes mais descritivas mas não me senti aborrecida uma única vez ao longo desta leitura. Pelo contrário, senti-me tão absorvida pelo livro que não era capaz de parar de ler. A curiosidade aumenta a cada capítulo e a magia salta das palavras e envolve-nos numa aura de mistério.

As personagens, mesmo as mais secundárias, estão muito bem caracterizadas; é fácil gostar delas pois têm personalidades que as tornam únicas e inesquecíveis.
O amor entre a Celia e o Marco desiludiu-me de certa forma. Confesso que esperava uma paixão arrebatadora, um amor mágico e talvez um pouquinho mais trágico. No entanto, acontece tudo de forma tão subtil e eles passam tanto tempo separados que acabei por achar que faltou ali algo para dar mais credibilidade a este casal.

À parte esse pormenor, o livro é fascinante pelas descrições, pela escrita da autora, pelas personagens, pelo mundo a preto e branco, pela magia e mistério, assim como por conduzir a nossa imaginação. Acredito que esta história vai continuar a apaixonar muitos leitores e não posso deixar de o recomendar. Leiam e deixem-se conquistar por este belo e cativante circo dos sonhos.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário