terça-feira, 9 de julho de 2013

"Casamento em Dezembro" de Anita Shreve [Opinião]

Já li vários livros da Anita Shreve, entre eles: "Luz na Neve", "Tudo o Que Ele Sempre Quis" e "A Praia do Destino", tendo sido este último o meu preferido e um dos romances que mais me maravilhou na vida.

Há cerca de três anos que não lia nada da autora, portanto "Casamento em Dezembro" foi uma leitura muito bem-vinda.
A minha curiosidade por esta história era elevada. De acordo com a sinopse, um grupo de velhos amigos do liceu vai reunir-se num fim de semana para um casamento. Este reencontro vai acabar por ser um momento de revelações, recriminações, reflexão acerca de acontecimentos do passado e perdão.

A narrativa em si é bastante lenta e descritiva; a ação é praticamente inexistente, o que dificultou a minha leitura. Confesso que o livro me custou a ler, principalmente os capítulos iniciais. Só mais perto do fim é que senti um maior interesse pelas histórias interligadas destas personagens e me comovi com algumas delas.

A escrita cativante da autora é um aspeto que torna o romance bem melhor. Ao longo das descrições dos acontecimentos e das relações entre as personagens, a autora vai captando com grande mestria as emoções e as motivações humanas, o que aproxima muito mais o leitor das personagens.

Este não foi o livro da autora que mais me cativou, mas vou certamente continuar a procurar as obras da autora e, quem sabe, um dia reler "A Praia do Destino".

Classificação: 3/5 estrelas

4 comentários:

  1. Dela só li a Praia do destino e gostei.Tenho a Luza na neve e este na prateleira à minha espera. Parece que vão esperar um pouco mais;) Beijos

    ResponderEliminar
  2. Catarina R., lê o "Luz na Neve"; já o li há bastante tempo mas lembro-me de que gostei da história :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Denise
    Eu gosto de ler Anita Shreve, já li 5 livros dela. Adorei A casa da praia, luz na neve e a praia do destino.
    Confesso que comecei a ler Casamento em Dezembro e que deixei a meio, assim com a ilha dos desencontros.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce,
      Penso que o Casamento em Dezembro também foi o que mais me custou a ler. Tenho em casa para ler A Ilha dos Desencontros, espero gostar :)
      Boas leituras

      Eliminar