sábado, 26 de outubro de 2013

"Como Lidar com a Criança Ansiosa ou Deprimida" de Sam Cartwright-Hatton [Opinião]

Após ler "Como Lidar com Medos e Fobias", encontrei na biblioteca outro livro da mesma coleção e decidi logo trazê-lo comigo, visto que a temática é ainda mais interessante, pelo menos para a minha área.

Este livro revelou-se uma grande surpresa e li-o num ápice, mas dando-lhe a devida atenção. Este tipo de livros são para ler e reler e o objetivo é aprender com eles e retirar ideias que possam ser úteis na vida profissional!

A autora é psicóloga clínica e tem uma ampla experiência no trabalho com crianças ansiosas. A sua investigação e prática clínica deram origem a este livro dirigido tanto aos pais como a profissionais de saúde que trabalham com crianças ansiosas ou deprimidas.

O livro encontra-se dividido em duas partes. A primeira apresenta algumas informações básicas relevantes acerca da ansiedade e depressão nas crianças e adolescentes, nomeadamente a ocorrência comum destes problemas, as suas diversas causas, os tratamentos psicológicos disponíveis para crianças ansiosas e deprimidas e, por fim, os medicamentos que podem ser prescritos a estas crianças.
A segunda parte inclui capítulos mais práticos com sugestões e estratégias que os pais podem colocar em prática de forma a ajudar os seus filhos, designadamente os aspetos mais básicos como a dieta, o sono, a implementação de rotinas e o exercício físico; a importância de criar um ambiente familiar estável, seguro e previsível para a criança; como melhorar a sua autoestima e confiança; estratégias de modificação de comportamentos (aumentar os comportamentos apropriados e diminuir os indesejáveis); e, por fim, são apresentadas dicas para lidar com medos e preocupações, bem como o que a escola e os professores podem fazer para ajudar estas crianças.

Considero que o livro está extremamente completo, muito bem escrito e acessível de ler. Será útil para os pais, que certamente obterão resultados se implementarem as técnicas tal como elas estão descritas, e para os profissionais que estejam a trabalhar diretamente com crianças ansiosas ou deprimidas.

Classificação: 5/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário