sábado, 5 de outubro de 2013

"Como Lidar com Medos e Fobias" de Warren Mansell [Opinião]

Quando me encontrava na biblioteca a percorrer a estante dos livros dedicados à psicologia, este chamou a minha atenção devido sua à temática e decidi trazê-lo comigo.

É um livro que pode ser considerado de autoajuda, no entanto não se destina unicamente a pessoas que sofrem de medos e ansiedades, mas também a profissionais da área que desejem ler mais sobre o assunto. Neste livro iremos encontrar não só informação proveniente da investigação científica, como também casos práticos, atividades e conselhos para obter uma vida mais realizada.

O autor, Warren Mansell, é psicólogo clínico e conta com uma vasta experiência investigacional em ansiedade e fobias.

Em capítulos pequenos, muito bem estruturados e de fácil leitura, o autor começa por explicar o que são medos e fobias, quem sofre destas perturbações e como se poderá aprender a lidar com elas. O autor aborda igualmente a forma de compreender o medo, explicando as sensações presentes no corpo e mente em momentos de medo; explica o que são os ciclos viciosos e como se poderá sair deles; e refere ainda o medo da mudança. Seguidamente, o autor apresenta um plano de dez etapas que ajudará o leitor a estabelecer objetivos e a pôr em prática o que foi lendo no livro. Por fim, são ainda explicadas as formas de lidar com a preocupação, a autoculpabilização e as consequências da fobia, bem como os tratamentos existentes para as fobias e doenças de ansiedade.

Em suma, este livro não pretende substituir os terapeutas, visto que cada pessoa será um caso diferente e certamente beneficiará de um programa de tratamento personalizado, no entanto é uma ajuda para se compreender os vários aspetos dos medos e fobias e se conhecer as abordagens e tratamentos disponíveis para aprender a lidar com estes problemas.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário