quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"Filhos do Abandono" de Torey Hayden [Opinião]

Já anteriormente li "Uma Criança em Perigo" e "A Prisão do Silêncio", livros que me deixam cada vez mais fascinada pelas obras desta autora.

Em "Filhos do Abandono", Torey conta-nos a sua experiência de trabalho num hospital civil, na unidade de pedopsiquiatrica. Ocupou-se de duas crianças: a Cassandra e o Drake.
Cassandra é uma menina que aos seis anos foi raptada pelo pai, só regressando a casa dois anos depois. O seu comportamento, ora agressivo ora apresentando momentos de silêncio, leva a supor que tenha sido vítima de abusos graves.
Por outro lado, Drake é um menino encantador, muito cativante e cheio de carisma mas, sem que se compreenda porquê, não fala, a não ser com a mãe..

Torey ocupou-se ainda de uma senhora idosa que, após um AVC, refugiou-se na depressão e na solidão e deixou de falar.

São três histórias que a autora vai descrevendo aos poucos, à medida que vai desvendando o que se esconde por detrás daqueles silêncios, o que nem sempre é tarefa fácil. Torey também se depara com situações frustrantes em que não sabe o que fazer para melhor compreender estes casos.

Como já referi numa opinião anterior, esta autora fascina-me e inspira-me, não só a desejar estudar e aprofundar os temas e problemáticas que ela aborda, como também a retirar dos seus livros técnicas de intervenção que poderão ajudar-me a melhorar enquanto profissional.

Classificação: 4/5 estrelas

Sem comentários:

Enviar um comentário