sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Se Eu Ficar" de Gayle Forman [Opinião]

Li ótimas opiniões acerca deste livro, o que despertou a minha curiosidade por ele, portanto não hesitei em trazê-lo da biblioteca.

A sinopse preparou-me de imediato para uma história comovente e que retratava um tema nada fácil: a morte.

A personagem principal é Mia, uma adolescente de dezassete anos cujas preocupações giram em torno de decisões absolutamente normais para uma rapariga da sua idade. Numa manhã de fevereiro, ela e a família decidem ir dar um passeio de carro até que, em poucos segundos, um trágico acidente lhe rouba todas as escolhas. Em coma, Mia só consegue observar toda a cena, de fora do seu corpo. As 24 horas seguintes serão cruciais para a jovem que se irá ver confrontada com a decisão mais difícil de todas.

Este livro é pequeno, tem um formato super amoroso... e é inesquecível. Comoveu-me imenso perceber que esta história é baseada na própria dor da autora que, pelo que explica no prefácio, perdeu amigos numa tragédia semelhante.

A escrita é simplesmente sublime; a autora escreve com uma enorme sensibilidade, dando a sensação de que cada palavra soa como uma melodia aos nossos ouvidos. Aliás, a música está muito presente neste livro, tendo em conta que Mia é uma violoncelista, o seu namorado Adam toca guitarra numa banda e os próprios pais de Mia têm um passado ligado à música.

Esta história acaba por ser mais complexa do que aquilo que parece à primeira vista, levando-nos a refletir sobre a nossa vida, sobre as pessoas que amamos, as relações familiares e de amizade e sobre as coisas pelas quais vale a pena vivermos. Recomendo sem reservas a leitura deste livro; preparem-se para mergulhar num turbilhão de emoções!

Classificação: 5/5 estrelas

14 comentários:

  1. Tão bom mas tão bom este livrinho :)
    Gostei muito da opinião e lê o próximo que é igualmente bom ;)
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom :)
      Obrigada; vou ver se consigo arranjar o segundo para ler!

      Beijinho

      Eliminar
    2. A sério? Ai que bom, obrigada! Mas deixa-me ter as leituras um pouco mais organizadas e ver se o consigo nalguma troca, senão peço-te! És uma querida :D

      Eliminar
    3. Ok por mim é na boa, se quiseres pedes pelo goodreads ou dou-te o meu mail :)

      Eliminar
  2. Eu já os tenho. E estão no meu monte de livros a ler. O que acontece é que o monte só aumenta.
    Queria ter um cronómetro para poder parar o tempo.
    Bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, sempre a aumentar o monte! Dava mesmo jeito conseguir parar o tempo :)

      Obrigada e um Bom ano também para ti!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi denise :)
    Também já tinha lido muito boas resenhas desse livro, mas estou numa fase da minha vida em que não posso ler coisas deprimentes se não começo a pensar nos meus assuntos e vou abaixo (#dramática eh)... Mas está na minha wishlist em stand by, e pretendo comprar e ler quando esta fase menos boa passar.
    Boas leituras, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessinha :)
      Compreendo, por vezes também tenho fases assim mais chatas e depois sinto-me muito lamechas a ler estes livros. Mas assim que puderes lê, é uma história muito bonita!
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Uma das melhores criticas que li sobre este livro em português. :)
    Denise, gostava que pudesses participar neste projeto de aniversário que organizei para a autora, que faz anos amanhã. Hoje à noite espero ter tudo pronto para lhe dar, por isso espero que vejas este comentário brevemente.
    Era engraçado se pudesses acompanhar com uma foto tua com o livro, ou do livro. :) Mas uma mensagem é suficiente.
    https://docs.google.com/forms/d/1iDaRD6OtcuPF0slX7PA7RO7n5PXa_p9Y88s2gih7GTc/viewform

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Vera!
      Como só vi o comentário agora, penso que já não vou a tempo de participar nesse projeto para felicitar a autora. Espero que tenho corrido bem :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar