segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"Inverso" de L. C. Lavado [Opinião]

Há já algum tempo que tinha curiosidade em ler algum trabalho da Liliana Lavado e isso agora foi possível graças à Silvana, do blog Por detrás das palavras, que muito generosamente me emprestou este livro.

Inverso trata-se de um romance de fantasia destinado ao público jovem-adulto.
Dois mundos tocam-se numa pequena vila costeira do norte do país. Ivana é uma adolescente sonhadora que está apaixonada por Bernardo desde sempre e está prestes a viver esse amor. Porém, tudo muda quando ela se cruza com Gabriel, uma figura de negro envolta em mistério, que traz consigo a magia.
O amor de Gabriel por Ivana vai reacender uma guerra no seio do seu povo, os Hekat, uma sociedade nómada que tem vindo a evoluir à margem do resto do mundo.

Esta história foi uma surpresa inesperada! Eu já sabia, pelas opiniões que tenho lido, que esta autora tem vindo a conquistar os leitores desde que começou a promover os seus livros, e que isso levou a que uma editora tenha decidido apostar nela. Contudo, fiquei ainda mais surpreendida pela forma como esta história me cativou.

A escrita de Liliana é extremamente fluida, muito divertida e cada capítulo nos deixa com vontade de continuar a ler.
Achei a história fascinante e adorei, aos poucos, ir ficando a saber mais acerca do mundo de Gabriel, o qual me pareceu muito bem estruturado e com imensas informações para os leitores.

Este livro está repleto de personagens cativantes, umas mais divertidas, outras mais sombrias, mas todas com o seu papel no decorrer dos acontecimentos. Não é fácil decidir qual foi a minha personagem preferida, mas definitivamente adorei o Gabriel, por tudo o que ele fez pela Ivana, e adorei a Lia, pelo seu excelente sentido de humor e por ser uma pessoa muito racional, procurando explicações para tudo. E, claro, adorei toda a comunidade Hekat e as habilidades que eles possuíam.

Confesso que me emocionei em algumas partes da história e me doeu o coração naqueles momentos mais tristes, onde as reviravoltas pareciam querer tomar o controlo do livro. O final foi inesperado e perfeito e deixou-me com um grande e sonhador sorriso nos lábios.

Podia perfeitamente ter atribuído 5 estrelas a este livro, que bem o merecia, mas depois achei que seria mais sensato guardar a pontuação mais alta para outro livro da autora do qual poderei vir a gostar ainda mais!
Vou, sem qualquer dúvida, continuar a acompanhar esta autora que merece ser lida e ver o seu trabalho valorizado. Recomendo vivamente a leitura de Inverso e espero que desfrutem tanto como eu!

Classificação: 4/5 estrelas

4 comentários:

  1. Fiquei mesmo com vontade de ler o livro e ficar a conhecer bem a história. Parece me que será uma surpresa. Obrigada pela opinião. Vou já apontar para uma futura compra :) ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo mesmo; é uma história excelente :) Espero que goste!

      Eliminar
  2. Olá onde posso adquirir este livro. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lucinda,
      Não sei dar-lhe informações dado que este livro me foi emprestado. Contudo, poderá tentar entrar em contacto com a autora e colocar-lhe essa questão.

      Boas leituras!

      Eliminar